Transmissão do Botulismo

O Botulismo é uma infecção bacteriana causa pela bactéria Clostridium Botulinun dos tipos A, B, E, e e em poucos casos, do tipo F. A doença é transmitida através da ingestão de alimentos contaminados, que podem variar desde enlatados ou embalados em vidros, conservas e à vácuo, até peixes, mel e defumados. Todos os alimentos que têm contato direto com o solo ou que são embalados e manuseados em condições precárias de higiene, podem ser fonte de transmissão do Botulismo.

Transmissão do Botulismo

Transmissão do Botulismo

Isso acontece porque, geralmente, essas condições são pobres em oxigênio, o que facilita a proliferação da bactéria.Os sintomas do Botulismo manifestam-se algumas horas após a ingestão do alimento contaminado. Tontura, boca seca, aversão à luz, dificuldade de urinar e queda da pálpebra são alguns dos sintomas. O tratamento, depois de diagnosticado o problema, é feito através de soro antibotulínico.

Transmissão do Botulismo

Transmissão do Botulismo

Para evitar a transmissão da bactéria, há alguns hábitos saudáveis e de higiene que devem ser seguidos, tais como:- Evitar a compra de alimentos cujas embalagens estejam com suas tampas enferrujadas ou estufadas;- Não consumir mel e derivados de procedência duvidosa;

- Realizar a fervura dos alimentos enlatados, antes do consumo (principalmente o palmito, já que este é responsável por mais de 80% dos casos de botulismo, no país); e- Não ingerir alimentos que apresentam seu líquido turvo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>