Tendinite no Joelho: O Que é e Como Tratar

A tendinite é um dos tipos mais comuns de dor no joelho. A boa notícia é que é facilmente tratada. Se você está com dor no joelho, é um atleta regular ou ao menos um entusiasta de práticas esportivas, pode estar com uma tendinite. Muitas pessoas que participam de esportes ou atividades físicas terão tendinite em um momento ou outro da vida, infelizmente. O resultado pode ser dor no joelho grave mas, se não tratada, pode elevar a problemas sérios na locomoção.

Tendinite

Tendinite

Antes de se assustar, saiba que a tendinite é um problema comum não apenas entre os brasileiros como em praticantes de esportes em todo o mundo. É de fácil cura mas requer alguns cuidados para uma cura completa e evitar problemas futuros. Entender mais sobre o problema é o primeiro passo para saber como tratar melhor e ter uma recuperação plena.

O Que É Tendinite?

A tendinite é uma inflamação do tendão. Este é uma liga flexível de tecido que liga os músculos da perna aos ossos. As trações dos músculos são transmitidas para o osso pelos tendões, o que permite o movimento de andar, caminhar, correr e saltar, por exemplo. Quando os tendões estão inflamados, a ação de puxar o músculo é prejudicada e o movimento torna-se doloroso e com dificuldade nos casos mais graves. Existem vários grandes tendões em torno da área do joelho. Quando um ou mais está inflamado, é quando temos a tendinite no joelho.

Imagem de Amostra do You Tube

Causas da Tendinite

O uso excessivo do joelho em esportes é um fator de risco comum de tendinite. Quando o tendão é esticado repetidamente fazendo o mesmo tipo de exercício durante um longo período de tempo, o tendão pode ficar inflamado. Corredores profissionais muitas vezes começam a ter tendinite por este motivo.

A tendinite pode também ser causada por exercício intenso durante um período de tempo curto. Alguém que tenta fazer da sua rotina de exercícios uma maratona sem descanso, de domingo a domingo, é um excelente candidato para tendinite. Principalmente aos homens e mulheres de meia-idade ou mais velhos. Os tendões se tornam mais frágeis com a idade, tornando-os vulneráveis ao estresse e tensão. 

Os Sintomas Tendinite

A dor ao executar algum movimento(que não precisa ser complexo para a dor surgir) é o sintoma mais comum de tendinite no joelho. Um movimento, mesmo curto, pode causar uma dor severa no joelho. A dor vai ser pior quando se tentar correr, caminhar rápido ou subir e descer escadas. Também podem aparecer inchaços na região. ser o inchaço da inflamação.

Outro tipo de dor no joelho causada por tendinite é chamada de ‘joelho saltador’. Neste tipo de tendinite lesões no joelho ocorrem a partir de atividades de salto (sendo atleta ou não) quando muita pressão é colocada sobre o tendão patelar, que liga a rótula (patela) até o osso do antebraço. A dor é sentida diretamente sobre o tendão patelar. Pode haver também inflamação. O tipo de tendinite chamada de ‘saltadora’ é bem comum entre os jogadores de basquete e vôlei, dentre esportes que envolvem pulos como taekowndo.

Tratamento Para a Tendinite

A tendinite normalmente não exige um cuidado médico. Seguindo algumas recomendações a pessoa que sofre deste mal pode aliviar a dor no joelho de forma temporária, mas ela pode voltar assim que a inflamação voltar pelo excesso de movimentos, principalmente entre os atletas.

O primeiro passo é dar um tempo na atividade que causou a tendinite. Quanto mais você trabalha o tendão quando o atleta for correr ou saltar, pior a lesão vai se tornar e mais tempo de recuperação vai demorar. A pausa mínima é de 15 dias na atividade física.

Para aliviar a dor aplique gelo no joelho envolto em uma toalha por 15 minutos, uma ou duas vezes por dia. O gelo ajuda a reduzir o inchaço, o que irá diminuir a dor no joelho e acelerar a cicatrização do tendão. Faça isso por ao menos cinco dias seguidos, mesmo que a dor não exista mais. Pode ser que a inflamação ainda esteja presente e vai cicatrizar melhor e até mais rápido.

Imagem de Amostra do You Tube

Cuidado na posição de deitar é importante, seja para dormir ou descansar. Deite-se colocando o joelho em um travesseiro, deixando a perna mais alta que seu coração. Isso vai ajudar a circulação sanguínea e ajudar a reduzir o inchaço. Ficar de pé por muito tempo vai piorar o quadro e aumentara dor.

Tomar medicamentos anti inflamatórios pode ajudar, mas sempre recomendados por um médico. Anti-inflamatórios ajudam bastante. A boa pedida é que o remédio(em sua maioria trazem também dipirona na fórmula) não só aliviar a dor como também reduzir o inchaço.

Comprimir a região pode ajudar também na dor e no inchaço. Envolva o joelho em uma bandagem elástica para ajudar a reduzir o inchaço e aliviar a dor no joelho. Você pode usar também joelheiras para joelhos lesionados e vai estar ajudando a sua perna a ficar mais parada, limitando os movimentos.

Depois da Tendinite Ir Embora, Os Cuidados Devem Continuar

Após a sua tendinite desaparecer, a pessoa que acabou de enfrentar o problema não deve ir imediatamente para o mesmo nível de atividade física que causou a sua dor no joelho. O exagero pode causar uma recorrência da tendinite e esta pode surgir muitas e muitas vezes. Ao menos por um tempo, até estar em forma de novo, dê uma pausa em tantos exercícios.

Se for voltar a fazer o exercício, não se esqueça de aquecer e alongar antes de começar o exercício. Em seguida, vá lentamente por algumas semanas até sentir que seu joelho está bem de novo. Se sentir novamente dor, pare.

Recuperação de uma tendinite requer paciência. Com os devidos cuidados, a dor no joelho vai se tornar menos perceptível em cerca de três semanas, mas a cura completa da tendinite pode exigir mais de seis semanas. Ao tomar todas as medidas para deixar o seu joelho bom, sua tendinite deve desaparecer e você estará em movimento novamente e em sua forma física plena. Mas, caso insista, a dor pode continuar e causar lesões graves ao tendão. 


Categoria(s) do artigo:
Doenças

Comentários

  • Sou Dançarina,pratico Dança de Rua e faço parte de um grupo.Tenho 13 anos, e ja sofro com fortes dores no joelho,o médico disse que é Tendinite,e estou com muitos comprissos e não posso dar uma pausa nos terinos e isso dificulta minha recuperação.Não sei mais o que fazer,ja kiz fisioterapia mais so aliviou a dor e nao vi nenhum resultado.Quero ficar boa logo!!

    Thais 2 de agosto de 2013 17:23
  • Trabalho o joelho no chao doi muito quando encosto ele so o gelo pode trazer a cura

    Edson 18 de agosto de 2013 10:05
  • Olá meu nome é Stefano e jogo bola tenho 18 anos , a 2 semana eu sentir uma dor forte no joelho e fui ao medico ele disse q não era nada de mais para eu pousar mais e tomar um remédio para dor mais não melhoro muito já até acabo ele, hoje em dia eu tomo nimesulida até que esta melhorando mais fui jogar bola de novo e piorou o joelho pois jogo bola não posso ficar muito tempo parado precisava voltar a fica bom o mais rápido possível . obrigado

    stefano 11 de setembro de 2013 13:03
  • Olá meu nome e Cristiane a duas semanas eu venho sentindo uma dor muito forte no joelho, estou tomando celebra que foi o que o medico me passou mas já está no fim da cartela e não melhora tem alguma coisa que eu posso colocar no joelho para ajudar a andar? Pois doe muito quando vou andar. Obrigada

    Cristiane Vieira 9 de dezembro de 2013 11:31
  • tenho dor nos dois joelhos ja faz 1 ano fiz resonancia e se constatou que tenho tendinite,fiz acumpultura não melhorou muito, uso joelheira primer e uso bolsa de gelo, existe mas algun ouitro tipo de tratamento, ou sera que uma cirurgia resolvera.obs.

    obs. meu trabalho exige que eu fique muito tempo em pe e subo muita escada

    Reinaldo gomes de campos 14 de janeiro de 2014 22:29
  • Oi, estou tendo muitas dores nos dois joelhos.
    Sou praticante de jiu jitsu, nunca tinha sentido dor no joelho e minha rotina é a mesma, porém acho que subi de peso e o meu tempo de treino diminuiu.
    Se eu perder peso, malhar para fortalecer o joelho e depois voltar a treinar jiu as dores e a inflamação (tendinite) vão passar?

    Raphael 24 de abril de 2014 0:22
  • nao consigo aguentar a dor que o gelo provoca, queria saber se tem alguma pomada que alivia a dor, fiquei um mes sem andar por causa da tendionopatia, sou apenas dona de casa nao sou atleta, trbalho muito andando em longas distancias sem me aquecer, nao consigo mais sentar e nem deitar. minha perna fica dura o tempo todo.

    maridalia 18 de outubro de 2014 2:40
  • fui ao medico e ele me informou que tenho tendinite o mesmo passou um medicamento e o tratamento com gelo,só que o inchaço passou diminuiu só que as dores ainda não um sinto um incomodo como se os nervos estivessem travados e sinto dores ardida na lateral do joelho e na parte de baixo da rotula.o que devo fazer eu parei o tratamento a alguns meses mais ainda estou sentindo muito menos do que estava sentindo.

    aluizio junior dos santos 4 de fevereiro de 2015 14:59
  • Olá, sou Izamara, a mais de 1 ano tenho dores no joelho, nada insuportável, mas que incomoda bastante. Praticava futsal, e deixei repentinamente e as dores do joelho continuaram, entrei na academia, por recomendação médica, para o fortalecimento, passo gelo, tomei anti-inflamatório, e nada de melhorar. Peso 49 quilos, não é por excesso de peso, acredito que tenha lesionado no futsal, mas faz tanto tempo, já tomei precauções e nada. Estou começando a ficar triste, sem solução. :'(

    Izamara Alves Fernandes 11 de maio de 2015 19:10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *