Roque

O Roque

Roque

Roque

Modalidade desportiva incluída pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Verão de 1914, o roque recebeu esse nome justamente pela derivação de croquet, outro esporte que se tornou efetivo através das práticas de diversão e brincadeiras que antes eram consideradas apenas lazer para as famílias.

Por ser um jogo ainda pouco reconhecido e praticado mundialmente, até mesmo nos Estados Unidos, no ano de 2004 criou-se uma Associação norte-americana que inclui e divulga tanto a prática do roque quanto do croquet. Já que os atletas que acreditam nessa divulgação e expansão do esporte afirmam ser o roque tão importante como outra modalidade, e também por um dia nas Olimpíadas de 1914 ser considerado o Jogo do século.

As associações mundiais mais conhecidas com a responsabilidade de manter o roque e divulgá-lo por todos os países são: American League Roque (1916-1970), Associação Nacional Duas bolas Roque (de 1970) Associação Nacional Roque (1899 -) e Associação Nacional Croquet.

Regras do Jogo

Modalidades

Modalidades

Assim como a maioria das modalidades esportivas com mais de um competidor o roque possui também regras básicas e avançadas que seguem o padrão profissional dessa prática esportiva. Utilizando dois instrumentos básicos, ou seja, os arcos e as baquetas, os atletas devem inserir-se em regras como: a marcação adequada e o limite no qual cada competidor irá lançar o seu arco.

Em seguida o movimento que os arcos fazem é semelhante a um jogo de bilhar, ou seja, prevalecem as jogadas individuais para melhor acúmulo de pontos. A chegada até o centro da quadra ou local demarcado aproxima o jogador da vitória, já que os turnos ocorrem alternadamente, ora um competidor ora outro.

Atualmente já se estabelece tempo para a prática do roque com o tempo sendo cronometrado, assim em caso de empate, o jogo permanece empatada, já que o tempo não permite mais jogadas. Contudo, o vencedor será aquele que acumular o máximo de 32 pontos, chamados também de innings.

Instrumentos Especiais

Esporte

Esporte

O roque exige a utilização adequada de seus equipamentos particulares, os mesmos que são as bolas e a baqueta, espécie de martelo que lança as bolas na direção exata e planejada, todo esse processo é feito dentro da demarcação com arcos, os quais especificam as áreas de pontuação.

As baquetas por sua vez são revestidas nas pontas com uma borracha, e possuem o cabo de madeira, medindo aproximadamente 24 cm, como a própria marreta de croquet. Os arcos no total somam dez, espalhados em sete pontos do tribunal, onde será realizado o jogo de roque. E as bolas muito parecidas com a do bilhar s e espalham por todo o tribunal caracterizando de fato as pontuações de cada competidor ou equipe, já que o roque além de ser jogado individualmente também pode ser realizado com o agrupamento de até quatro competidores.

Por: Patrícia Contiero

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *