Garrafada Como Fazer

Um elo entre a ciência e o senso comum, um paralelo entre medicina popular e legislação sanitária. As garrafadas são a muitos anos utilizadas como remédios para muitas doenças comuns do dia a dia. Mas o que são? Garrafadas são bebidas feitas com a combinação de bebidas alcoólicas com ervas medicinais. Comercializadas sem nenhuma barreira sanitária no Brasil todo, legitimadas pela cultura popular como um santo remédio para vários problemas de saúde da população.

Há uma variedade imensa de receitas de garrafada. Cascas de cajueiro roxo, unha de gato, alecrim, angico, arruda, eucalipto, mastruz, cumarú, babosa, etc. Também uma variedade imensa de problemas e doenças que podem ser resolvidas e curadas de acordo com a promessa das garrafadas: doenças nos rins, reumatismo, corrimento vaginal, gastrite, impotência sexual, etc.

A garrafada está sendo amplamente utilizada ultimamente para regulação hormonal de mulheres que querem engravidar e não conseguem. Mas cuidado, deve-se comprar em locais com referência para que não haja efeito indesejado. Além disso, não é recomendado ingerir a garrafada para engravidar juntamente a medicamentos com Clomifeno ou de pressão alta.

Você pode fazer a sua própria garrafada para engravidar, você vai precisar de: duas xícaras de açúcar mascavo, dois inhames com casca, um punhado de uxi amarelo, um punhado de unha de gato, uma romã, quatro cravos da índia e um litro de vinho branco seco. Para fazer basta derreter o açúcar e misturar com o vinho, em seguida adicionar os outros ingredientes e guardar um uma garrafa estéril por uma semana antes de começar a usar. Consulte um médico antes de ingerir a garrafada.

Existem algumas receitas básicas de garrafada que podem ser feitas em casa e servem para muitas utilidades. É seguro que você mesma faça pois saberá a procedência dos produtos e também que não há nada além do que você deseja na bebida. Para fazer você precisará de: um litro de vidro estéril, meio litro de aguardente, meio litro de erva medicinal (vai de sua escolha, estude aquelas que servem para o seu objetivo, ex: eucalipto). Coloque as ervas junto com o aguardente dentro da garrafa. Feche e vede com cera de abelha para não entrar umidade. Enterre o vidro em local fresco por vinte dias. Após esse tempo retire o frasco, abra, jogue fora o bagaço das ervas e pronto.

Para alguns fitoterapeutas, preparar a garrafada em casa é a forma mais segura de usar a bebida, desde que se use apenas ervas que sejam aprovadas por um farmacêutico. Outros, no entanto, condenam a solução e dizem que tomar um chá de ervas antes de dormir, por exemplo, é melhor e mais seguro para a saúde.

Geralmente são administradas por via oral, mas também há receitas de garrafadas para administração tópica ou inalatória. Por ser um produto sem regulamentação sanitária, a garrafada não se enquadra na definição de medicamento fitoterápico. É importante ressaltar que, por possuir ervas com ativos medicinais, as garrafadas podem reagir com outros fármacos e causar reações adversas no organismo, podendo nesse caso se tornar inútil ou até mesmo perigosa. Por isso cuidado, pesquise bem e converse com o médico antes de se automedicar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *