Laqueadura e Fertilização in Vitro

Dois Caminhos Diferentes

Para as mulheres que foram submetidas à laqueadura, procedimento que liga as trompas as tornado  infertéis, o caminho para realizar o sonho de ser mãe é engravidar, pelo método de fertilização in vitro, que é uma técnica de reprodução assistida, que vem se desenvolvendo rapidamente no nosso país, principalmente a inseminação artificial.

Características da Laqueadura e Reprodução Assistida

Sofrimento da Família

Sofrimento da Família

Atualmente, devido a maior autonomia das mulheres, para decidir sobre uma esterilização definitiva, que tem a influência das novas estruturas familiares, onde novos casamentos são realizados, fazendo com que elas sintam vontade novamanente de terem filhos, a laqueadura não é tão comum entre as práticas contraceptivas. Por outro lado a técnica de reprodução assistida, pelo fato das mulheres estarem adiando a maternidade em prol da vida profissional, ou por outros motivos, vem crescendo cada vez mais, inclusive na classe média brasileira, que já consegue ter acesso a esse tipo de procedimento.

Método Ultrapassado

Segundo dados estatísticos levantados pelo IBGE, no ano de 1996 cerca de quarenta por cento das mulheres, na faixa etária de quinze a quarenta e quatro anos, tinham sido esterilizadas pelo método da laqueaduira. Já no ano de 2006,que foi o último estudado pelos pesquisadores, a proporção caiu para somente vinte e nove por cento, demonstrando que o número de mulheres submetidas a esse método contraceptivo, vem decrescendo no país. De acordo com especialistas, esse tipo de cirurgia é mais comum em mulheres de baixa renda, que não obtém dos médicos os esclarecimentos necessários sobre a técnica. Normalmente, segundo relato, muitas delas se arrependem, pois devido a novos relacionamentos, sentem novamente a vontade de terem outros filhos, e reverter uma laqueadura é um muito difícil, segundo os profissionais especializados nesse método.

Foto Aproximada Fertilização In Vitro

Foto Aproximada Fertilização In Vitro

Regras  Para o Procedimento da Laqueadura

De acordo com o CFM (Conselho Federal de Medicina), no ano de 1997, foi estabelecido algumas normas para o procedimento da laqueadura no país.A primeira delas, instituiu que as mulheres, para fazerem a esterilização definitiva, deveriam ser maiores de vinte e cinco anos, ter no mínimo dois filhos e um companheiro.Quando se opta pela técnica, é preciso esperar dois mêses, para que a cirurgia possa ser realizada, e todo processo de atendimento deve ser registrado em prontuário clínico. Recentemente, essas normas foram reforçadas pelo CFM, apesar de algumas delas não serem cumpridas.

Falhas na Realização do Procedimento

Fertilização In Vitro

Fertilização In Vitro

Os profissionais especializados, apontam algumas falhas na realização da laqueadura, por exemplo, o registro do atendimento no prontuário médico, nem sempre é feito, pela falta de conhecimento do especialista por sua paciente, ou então  por erros no preenchimento desse documento. Além disso,outros métodos de contracepção devem ser oferecidos às mulheres,como pílula, ou DIU, por exemplo. A laqueadura deve ser indicada, no caso da paciente apresentar riscos à sua saúde, com no caso de hipertensão arterial. Para as que optam por esse tipo de procedimento, é necessário procurar os Conselhos Regionais de Medicina (CRM), para verificar se o médico escolhido, está apto a realizar essa cirurgia.


Categoria(s) do artigo:
Medicina

Comentários

  • tenho 36 anos ainda posso ter condiçoes de ter filhos sem trompas? e que ja ñ possou mas elas.
    estou desesperada pra ter outro filho,tenho 2 um de 21 e outro de 18
    mas vivo agora com outra pessoa.como posso fazer?

    luciane 11 de fevereiro de 2011 15:28
  • Olá,
    Tenho 35 anos e me foi realizada uma laqueadura no nascimento de minha filha caçula quando eu tina inacreditável mente 18 anos por determinação de meu ex marido e só fui tomar conhecimento quando agora em meu 2º casamento após 9 anos ñ conseguia engravidar.
    Quero saber quais as chances de eu realizar o procedimento de fertilização in vitro e de o procedimento dar certo após 18 anos de laqueadura,sendo que me encontro em perfeita saúde e meu marido também.
    Grata desde já,
    Liz Lílian.

    Liz Lílian 24 de fevereiro de 2011 19:19
  • tenho 34 anos,fiz laqueadura apos parto de gemeas.so que to casada com c/ um rapaz que nao tem filhos e eu gostaria muito de ser mae novamente.responda-me por favor

    luzia de assis quintanilha 12 de abril de 2011 0:05
  • tenho 31 anos estou prestes a fazer os exames para fazer uma fiv vou doar meus ovulos entroca da fiv quais as minhas reais chances de engravidar apos uma laqueadura de 8 anos fazendo esssa fiv

    luciana christine 5 de julho de 2011 15:28
  • tenho 35 anos fiz uma laquiadura agora sou casada o meu marido não e pai …fica pedindo um filho eu gostaria de dar um filho a ele o que eu posso fazer agora…me ajuda posso fazer uma fertilização…

    rita valeria do nascimento 8 de setembro de 2011 20:19
  • Olá,
    Tenho 35 anos e me foi realizada uma laqueadura no nascimento de minha filha caçula ha dez anos, determinação de meu ex marido . Gostaria de saber quais as chances de eu realizar o procedimento de fertilização in vitro e de o procedimento dar certo após 10 anos de laqueadura,sendo que me encontro em perfeita saúde e meu marido também.
    Grata desde já,
    Auxiliadora Santos

    MARIA AUXILIADORA SATOS 14 de março de 2012 14:47
  • eu tenho 3 filhos com idades 11 10 e 4 anos fiz uma laqueadura tubaria a pomiroy,mais me arrependi porque eu casei de novo meu marido nao tem filhos.gostaria muito de saber se a fertilizaçao in vitro eu ficaria gravida na primeira tentativa ou nao,quando eu operei eu tinha 25 anos agora tenho vinte 27 anos

    ana paula moreira santos 11 de setembro de 2012 15:37
  • oi tenho 35 anos e sou laqueada ha dez eu posso fazer fertilizaçao in vitro mesmo sendo laqueada quanto custa?

    catia 31 de maio de 2013 18:20
  • oi, gostaria de saber quanto custa uma FIV,e se tem em Sinop-MT,tenho 37 anos dez de laqueadura e dois filhos de 12 e 10 anos,obrigada.

    fhiorelha 7 de setembro de 2013 21:08
  • oi tenho 34 anos e sou laqueada gostaria muito de fazer inseminação ou fazer fiv pois meu atual marido quer ter um filho já faz 8 anos que eu fiz a laqueadura.eu moro em cuiabá poderia me ajuda ñ tenho muita condição mais gostaria muito pode dar um filho pra ele me ajuda desde já agradeço.

    elaine gomes carvalho 2 de outubro de 2013 20:09
  • oi tenho 36 anos e sou laqueada ha 3 anos eu posso fazer fertilização in vitro mesmo sendo laqueada

    claudia de sousa da silva 19 de novembro de 2013 14:27
  • ola meu nome e cimara fiz laqueadura…cortada e cauterizada..
    gostaria de saber se tem como eu fazer uma inseminação artificial…faz uns 4 anos
    mais ou menos que fiz a laqueadura…

    cimara fagundes da silva 16 de dezembro de 2013 0:22
  • A 3 anos fiz laquiadura e agora queria ser barriga solidaria para alquem, eu posso?

    Rosilene 27 de dezembro de 2013 23:47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *