Atuação da Alimentação, Plantas e Chás nas Cólicas Menstruais

A menstruação é um período na vida de toda mulher, que pode ser bastante desconfortável dependendo das intensidade das dores das cólicas menstruais, que ocorrem devido à contração do útero. Para que a mulher consiga passar por essa fase sem sentir muito incômodo, alguns especialistas orientam a ingestão de alguns chás e plantas para reduzir a dor e outros profissionais apostam numa alimentação equilibrada que contribua para diminuir a retenção de água no organismo feminino, também comum nessa ocasião.

Auxílio da Alimentação nas Cólicas Menstruais

Segundo profissionais especialistas em nutrição e nutrologia, os alimentos exercem uma influência de extrema importância para a saúde e bem-estar do organismo humano. No caso das mulheres que sofrem de cólicas menstruais, alguns especialistas recomendam o consumo de melão, pois essa fruta é bastante diurética e vai auxiliar na eliminação dos líquidos que estão em excesso no corpo da mulher.

Além disso, o melão ajuda a regular os hormônios femininos, sendo por isso, indicado para casos em que as mulheres apresentam os hormônios em desequilíbrio. Outro alimento recomendado para esse período é o nabo comprido, pois esse legume é conhecido por ser diurético, além de sua atuação como mineralizante e tonificante, propriedades muito conhecidas e utilizadas pela população do oriente.

alimentacao e menstruacao-1

Auxílio da Alimentação nas Cólicas Menstruais

Outro cuidado importante nesse período é reduzir a quantidade de sal ingerido pela retenção hídrica que ele provoca. A cafeína é outra substância que também deve ser evitada, pois de acordo com especialistas, tem a capacidade de aumentar as contrações musculares embaixo do ventre, pela estimulação que faz nos movimentos peristálticos, além de contribuir para o aumento da ansiedade em mulheres que já tenham predisposição para esse problema.

Fitoterapia Usada Para Combater Cólicas Menstruais

Segundo profissionais especializados em fitoterapia, algumas plantas tem a propriedade de reduzir as cólicas menstruais. Entre as que são mais recomendadas por esses profissionais, estão a chamada Unha-de-Gato e Garra-do Diabo, que apesar desses nomes, apresentam propriedades a antiinflamatórias e analgésicas.

alimentacao e menstruacao-2

Fitoterapia Usada Para Combater Cólicas Menstruais

Vale ressaltar que essas duas plantas são as que compõem a lista que foi liberada pelo Ministério da Saúde Brasileiro para utilização em tratamentos. Outras substâncias que poderiam ser utilizadas para auxiliar na regulação de processos inflamatórios seriam o óleo de Borragem e o óleo de Primila. Vale ressaltar que todos esses produtos, mesmo sendo de origem natural, só devem ser utilizados sob acompanhamento médico.

Utilização de Chás para Combater as Cólicas

Os fitoterapeutas orientam que alguns chás possuem a propriedade de amenizar as dores no período da menstruação da mulher. Um exemplo seria o chá de Capim Santo, que consegue aliviar as dores e os espasmos das contrações uterinas, pois apresenta propriedade antiespasmódica.

alimentacao e menstruacao-3

Utilização de Chás para Combater as Cólicas

Para que surta o efeito desejado, o Capim Santo é ingerido sob a forma de uma infusão, que consiste em colocar água quente nas folhas e abafá-las por cerca de dez minutos, ingerindo a bebida enquanto ela estiver morna, com uma frequência de três vezes ao dia. Outra sugestão dada pelos fitoterapeutas é o consumo de chá de gengibre, que deve ser ingerido ainda quente, no mínimo três vezes por dia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nutrição

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *