Tenha uma Horta em sua Casa

Ter uma horta em casa é uma possibilidade para quem deseja ter acesso a alimentos frescos e de qualidade ou somente quer ter um bom passatempo. Cultivar temperos, frutas, hortaliças entre outros é uma forma de adicionar mais sabor aos seus pratos e dar um toque verde para o seu lar. Uma casa que tem horta é muito mais aconchegante do que uma casa que não possui a vida contida nas plantinhas.

Horta na Sacada de Apartamento

Horta na Sacada de Apartamento

Dicas Para Ter uma Bela Horta em Casa

Jardineiras Coletivas

Uma forma de otimizar o espaço ocupado pela sua horta caseira é apostar em jardineiras coletivas. Porém, observe que se deve considerar algumas questões antes de escolher as plantas que ficarão juntas. Algumas plantas como a hortelã não se dão bem junto com outras plantas, pois suas raízes são do tipo invasoras que acabam destruindo as raízes das ‘colegas’ de jardineira.

Considere ainda que plantas como salsinha que são bastante usadas no dia a dia devem ter uma jardineira para chamar de sua. Se você ficou em dúvida sobre como fazer as combinações na hora de dividir a jardineira pode gostar das nossas sugestões de duplas infalíveis: tomilho + sálvia + alecrim; cebolinha verde + manjericão + manjerona e por fim carqueja + anis + sálvia.

Horta Vertical

Horta Vertical

Cuidado com o Manjericão

Se você for cultivar manjericão pode as flores porque elas tendem a pegar para si todo o aroma das folhas retirando o toque especial que os cozinheiros de plantão gostam em seus pratos.

Cultive Capuchinhas

Uma forma de salvar as suas hortaliças da ação de pragas como lagartas é oferecer algo tão ou mais atraente. Nesse caso nossa sugestão é uma planta comum em montanhas chamada de capuchinha que oferece flores comestíveis para as larvas. Para enganar as pragas cultive as hortaliças intercaladas com a planta.

Temperos

Para quem deseja ter a poucos passos de distância o melhor em temperos para o seu almoço e jantar a dica é escolher um local que receba sol e atentar para as regas diárias. Você pode ter pequenos vasinhos posicionados na sua janela ou varanda durante parte do dia. Escolha um local em que seja fácil recolher os vasinhos para que não fiquem na incidência direta por muito tempo. A dica especial nesse caso é ter vasinhos ou recipientes que possuem furos no fundo para que ocorra a drenagem da água.

Luz

Você deve pensar no coletivo que faz parte da sua horta e dessa forma buscar por soluções que sejam válidas para todos os itens. Por exemplo, mantenha os vasinhos tomando cerca de 4 horas de sol por dia (especialmente temperos e hortaliças) e observe o quanto o espaço é protegido da ação do vento que pode ser muito danosa para algumas plantas.

Adubo Orgânico

Uma das vantagens de ter uma horta dentro de casa é poder apostar em soluções naturais como adubo e para afastar as temidas pragas que destroem as plantas. As possibilidades incluem húmus de minhoca, torta de nim e torta de mamona. Quem for usar a última opção deve prestar atenção que a mamona é tóxica e pode representar um grande perigo numa casa com pets e crianças. Jamais misture a mamona com farinha de osso porque isso se torna um chamariz para cachorros.

Prepare Bem o Solo

Ter o solo bem preparado é fundamental para garantir que as suas plantas cresçam com rapidez e saúde. A dica é fazer uma mistura equilibrada de terra e composto orgânico para adubação (ou alternativas naturais como húmus de minhoca). Também é interessante adicionar um pouco de areia, deixe de fora somente pedras para que não haja impedimento para as raízes das plantas crescerem com saúde.

Podar é Necessário

As ervas verdejantes são estimuladas a produzir novas folhas quando suas folhas são consumidas com frequência. Se você não está dando conta de usar as folhas com frequência deve apostar na estratégia de fazer podas drásticas com frequência. Se você não retira as folhas elas acabam secando e impedindo que novas nasçam.

Pé de Morango

Pé de Morango

Espécies Indicadas para Ter na Horta de Casa

Algumas espécies são mais indicadas para a colheita caseira. Confira alguma delas:

  • A Pitanga, nativa da Mata Atlântica, é uma das frutas que podem ser plantadas em vasos pois gosta de clima quente e úmido e o período bom para plantio é de março a abril e de agosto a dezembro.
  • Os limoeiros, por serem originários de árvores geralmente pequenas, são ótimas para serem colhidas na varanda de casa. O tahiti é o tipo mais comum em nosso país. Mas é preciso que haja circulação de ar e luz para frutificarem.
  • A romã, símbolo da fertilidade, pode ser plantada facilmente em um vaso. Só é preciso garantir a quantidade exata da terra e dos adubos.
  • A jabuticaba, também nativa da Mata Atlântica, atrai os pássaros. Ela cresce no tronco da árvore e não precisa de sol, pois é sensível ao frio. Ou seja, uma varanda coberta dá conta do recado.
  • As frutas cítricas são simples de se plantar. Só é preciso de clima quente e cuidados como boa drenagem e solo. Coloque o vaso perto de um muro e aproveite o cheiro agradável que essas frutas oferecem ao ambiente. Só colha a fruta quando ela estiver no estado de amadurecimento. Algumas diversidades de limão e as laranjas devem estar livres de parte verde no momento da colheita.
  • E os morangos também podem ser plantados em casa. É só arrumar mudas de morango.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nutrição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *