Como Lidar com o Fim do Relacionamento Amoroso

A maioria das pessoas alguma vez na vida, já começou um relacionamento, sentiram-se envolvidas, quando perceberam de repente várias diferenças e alternância de atitudes do parceiro, deixando-as confusas, parecendo que estavam lidando com indivíduos estranhos. A partir daí vieram as dúvidas, se elas deveriam insistir ou desistir da relação.

Desgaste da Relação

Como Lidar com o Fim do Relacionamento Amoroso

Como Lidar com o Fim do Relacionamento Amoroso

Segundo especialistas em emoções humanas, o final de uma relação amorosa para alguns é tão dolorosa, que muitas a comparam com a dor da morte de uma pessoa muito amada. O processo de separação é lento e na grande maioria das vêzes é inconsciente. Com o tempo, o relacionamento do casal pode se desgastar, e o cotidiano acaba diminuindo o prazer que antes eles tinham.

Muitas pessoas na ânsia de evitar as frustrações que uma desunião possa trazer, fazem uma tentativa de desmentirem seus sentimentos, pelas expectativas que tiveram de realização afetiva. Algumas vêzes, apesar de saberem o que esta ocorrendo com eles, tentam adiar qualquer decisão, pela dúvida que sentem, na esperança de que algo os façam serem felizes como no início da relação.

Medos

Segundo psicólogos, do mesmo modo como o bebê fica desesperado quando a mãe se ausenta, pois acredita que foi abandonado por ela, da mesma maneira o adulto quando chega ao fim de uma relação amorosa, é invadido por um sentimento de solidão e abandono. Os medos provenientes dessa situação são vários, entre eles: Provocar decepção nos amigos e parentes, sentirem-se responsáveis pelo possível sofrimento dos filhos, ou ainda o fato de acharem que nunca serão amados novamente.

Separações Difíceis

Sobre

Sobre

Quando nas separações há o sentimento de hostilidade entre as pessoas, esse fato pode estar inconscientemente ligado à sensação de que houve uma traição à confiança depositada na relação, onde a pessoa pode se sentir desamparada. Desse modo, a separação surge como a impossibilidade de fusão de identidades que fazia parte da expectativa do casal, outro motivo que causa desespero em alguns quando desfazem suas uniões, é o fato de reviverem experiências de perdas anteriores, que ficaram inconscientes por muito tempo.

Lidando Bem com a Separação

Final

Final

Toda separação é uma experiência difícil para grande parte dos casais, porém nem todos se deseperam com a situação. Alguns sentem até algum alívio, pois se livraram de uma situação constante de estresse.

Atualmente, as pessoas estão mudando seus conceitos, e a realização das potencialidades individuais, colocando a união conjugal, em um termo que não acha mais compatível que o relacionamento entre duas pessoas, seja baseado em sacrifícios, pelo contrário, há uma tendência a querer o enriquecimento da relação pelo outro, possibilitando o crescimento individual de cada um.

De acordo com os especialistas, depois da separação algumas pessoas se sentem mais aliviadas, principalmente quando houve uma situação de opressão no casamento, e procuram ter a perspectiva de uma vida social interessante e prazerosa, como novas experiências emocionais gratificantes.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Qualidade de Vida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *