Conceito
A palavra auto-estima pode ser definida a princípio,como uma valorização e um cuidado não exagerado que a pessoa tem com ela própria. Em outras palavras, o indivíduo aprende a construir uma imagem positiva de si para atuar nas diversas situações de vida, em suas várias áreas de atuação.
Autoe-stima no Ambiente Profissional
Segundo alguns psicólogos, a pessoa que tem uma boa auto-estima, e se valoriza no ambiente profissional, costuma ser mais espontânea, expondo seus pensamentos sem medo do fracasso ou críticas de outros profisssionais. A
ceita as observações e orientações feitas pelos outros com boa vontade, e aprende com elas, porque acredita que os outros estão fazendo a observação somente sobre sua produção laboral, e não sobre sua atuação como pessoa. Geralmente pela postura profissional, costumam ser promovidos pois são capazes de se exporem com segurança, tomando iniciativas, sem medo de errarem, e mais importante, aprendendo através dos próprios erros.
Relacionamentos Pessoais
A máxima preconizada por todas as pessoas de quem não se valoriza, não é valorizado, é realmente verdadeira. A pessoa que possui auto-estima costuma se cuidar e se dar valor, e esses procedimentos são essenciais para os relacionamentos pessoais, fazendo com que o parceiro e a parceira fiquem estimulados a elogiarem sempre a pessoa que está ao seu lado, como companheira.
Com auto-estima elevada, o indivíduo não precisa da aprovação dos outros, apesar de necessitar de sua convivência, mantendo sempre uma avaliação positiva de si próprio.
No caso das mulheres que são mães, elas costumam saber como educar seus filhos, dando os limites necessários à boa educação, dizendo não quando necessário, sem terem as famosas crises de culpa, que acometem as genitoras nessas ocasiões, pois a auto-estima faz com que as pessoas fiquem mais aptas a lidarem com as dificuldades dos fatores exteriores, tolerando mais as situações de stress. Nesse caso de educação materna, fica mais fácil educar as crianças, sem ter arrependimentos depois, caso ela precise negar alguma coisa.
Auto-estima Para Fazer Novos Amigos
Um indivíduo que se conhece bem, aceita seus defeitos e dificuldades, assimilando suas imperfeições, costuma passar uma sensação de credibilidade e confiança às outras pessoas, tornando-as mais receptivas à sua aproximação. Segundo especialistas, quem possui uma boa auto-estima, consegue novas amizades mais facilmente, e também conquista mais parceiros amorosos.
Muitas pessoas que não são tão bonitas, fazem mais sucesso com os amigos e relacionamentos, do que outros que são considerados um padrão de estética.Esse fator se deve, principalmente a auto-estima elevada da pessoa que assim se sente, atraindo para si a atenção das outras pessoas.
A confiança que as pessoas com boa auto-estima transmitem aos outros, ajuda-os a lidarem com os obstáculos e problemas inerentes à vida humana. Indivíduos com auto-estima elevada, são capazes de ajudarem aos outros a resolverem seus problemas, pois transmitem segurança e aceitação das próprias imperfeições, sem trabalhar com expectativas irreais.
Os especialistas confirmam que as pessoas com boa auto-estima, mas sem exageros, tendem a se destacarem no meio em que vivem, seja profissional, social ou familiar, pelas suas posições confiantes diante da vida e seus impasses.
Salete Dias