Estímulos dos Pais
Pesquisas feitas nos Estados Unidos, revelaram que a relação entre os irmãos é baseada na proteção, e que tê-los na adolescência,ajudam os jovens a sentirem-se menos solitários.
Os pesquisadores ressaltam a importância da atitude paterna, que deve ser de estímulo ao entendimento desde a infância, já que a proximidade entre o irmão e a irmã favorece a gentileza nos atos infantis,situação que os pais não poderiam proporcionar somente com a educação dada aos filhos.
Condução da Pesquisa
Os pesquisadores coletaram dados de cerca de trezentos e noventa e cinco famílias com filhos na faixa etária de 10 a 14 anos, obtendo informações sobre a dinâmica da família. Eles chegaram à conclusão de que ter irmãos, pode servir de proteção contra sentimentos de solidão ou medo, além de favorecer a realização de boas atitudes com as outras pessoas.
Vale ressaltar, que os estudos apontaram que as meninas exercem um papel de maior intensidade,quando se trata de proteção, pois é mais comum que elas auxiliem mais do que os meninos, pelo fato de serem mais comunicativas, atuando como orientadoras em assuntos que os adolescentes não conseguem conversar com os pais, sendo melhor compreendidos pela irmã.
Diferencial entre os Sexos
Os cientistas acreditam que quando é um irmão e duas imãs , por exemplo,ele tende a ser protetor e confidente das duas, no entanto, ressaltam que o difrencial esta na educação que é dada pelos pais, pois em geral o menino não costuma ser estimulado a ser carinhoso e comunicativo como as meninas.
Segundo psicólogos,mesmo que haja briga entre os irmãos , quando se sentirem ameaçados por terceiros, um deles estará sempre presente para proteger o outro.
É importante saber que a diversidade cultural da sociedade,e consequentemente dos pais, esperam que que o indivíduo de sexo masculino seja mais racional, ao contrário do sexo feminino em que são esperadas atitudes de carinho e comportamento emotivo. Seja em qualquer uma das situaçãos, ambos poderão aprender uns com os outros, já que vivem experiências diferentes.
Fraternidade Entre Irmãos
De acordo com especialistas,cada irmão apresenta alguma característica própria, que pode contribuir para o crescimento do outro, principalmente se há uma relação de confiança, em que possam trocar confidências e revelar medos.Normalmente, os primogênitos costumam ter a mesma influência que os pais, pois quando há uma diferença de idade grande, geralmente há uma relação fraternal de autoridade,que é diferente da maternal. Já quando o assunto é proteção costuma ser sempre o irmão que resolve a situação. Essas relações são baseadas na amizade e confiança, levando às pessoas a sentirem que é muito bom conviver com irmãos.
União Depende dos Pais
Para que a relação fraternal seja baseada no amor e no afeto,é necessário que os filhos sintam segurança e amem seus pais. Para que isso ocorra é necessário que os genitores evitem comparações entre eles, tendo conhecimento que as diferenças existem e devem ser respeitadas. Quando se conduz o relacionamento entre irmãos de forma positiva, um sempre contará com a ajuda do outro, para dividir seus medos e dúvidas, mantendo uma relação de confiança e aceitação das diferenças de personalidade.
Salete Dias