Debate Sobre Drogas Lícitas

Falando Sobre o Tema

Atualmente o consumo de drogas lícitas e ilícitas vem crescendo enormemente, em um número cada vez maior de pessoas viciadas. Sempre que há um debate sobre drogas e seus efeitos nocivos à saúde, surge uma outra abordagem do problema sobre as substâncias consideradas lícitas como álcool e fumo, que atuam no organismo humano, também causando trantornos aos indivíduos.

Cigarro - Uma das Drogas Lícitas que Mais Matam

Cigarro – Uma das Drogas Lícitas que Mais Matam

Estudos Realizados

Alguns especialistas ressaltaram que o número de óbitos, aumentou muito pela ingestão principalmente de álcool. Segundo dados estatísticos realizados pela OAB, ocorre mais mortes no nosso país, devido a problemas resultantes de alto teor alcoólico no organismo da pessoa, do que todas as outras substâncias tóxicas reunidas.

Quanto ao tabagismo, uma pesquisa feita pela Agência Internacional de Pesquisa do Câncer, mostrou que o número de mortes por ano, com enfermidades relativas aos fumantes, terá um aumento no ano de 2030 de cerca de 10 milhões de indivíduos com o vício do tabaco.

Em relação ao álcool, uma pesquisa realizada pelo Ministério de Saúde, apontou que em um período de seis anos(do anos de 2000 a 2006), as mortes relacionadas a ingestão de substâncias alcoólicas teve um aumento de 0,7 para 12,64( Estudo feito em grupos de cem mil pessoas).

Atuação de Álcool no Organismo

Segundo especialistas, o álcool provoca uma alteração motora, dificuldade no convívio social, além de afetar o aspecto cognitivo da pessoa, pois quando o indivíduo está embriagado, apresenta um pensamento desconexo, falando palavras sem sentido algum para os que o ouvem, pelo efeito da substância.

Além disso há outras complicações para a saúde, como cirrose e comprometimento das céluldo do cérebro humano. O álcool atua como um depressor do Sistema Nervoso Central, produzindo depressão no indivíduo que o consome em altas doses.

Atuação de Drogas ilícitas no Corpo Humano

Qundo o indivíduo faz uso da maconha, substância ilícita, os efeitos são bastante prejudiciais ao corpo humano, ocorrendo o que alguns especialistas no assunto chamam de Síndrome Amotivacional, ou seja, o indivíduo não tem motivação para fazer nada, fica apático e deprimido acaba se isolando do contato com outras pessoas, assumindo uma atitude de descaso consigo próprio, quando passa o efeito da droga.

Esse é somente um dos efeitos produzidos por essa substância, existem claro, vários outros, que somente um médico especializado pode orientar como tratar o adicto ou usuário de tóxicos.

Os debates sobre drogas, representam ainda hoje um tabu. Esse tema tão polêmico, que inclui a legalização ou não das drogas ilícitas, deveria ganhar mais espaço nas mídias, para que cada vez mais diminua o consumo de qualquer tipo de substância tóxica, seja lícita ou ilícita, pois como já foi comprovado inúmeras vêzes, os efeitos em quem as consomem, podem ser até letais.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Qualidade de Vida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *