Dicas Para Dormir Bem

Não há como negar, todo mundo ama dormir. Não há nada pior do que ter o nosso amado sono interrompido, isso pode nos transformar em pessoas mal humoradas ​​quando acordamos pela manhã. A necessidade diária de sono pode variar de pessoa para pessoa, porém, o considerado normal é entre 7 e 9 horas.

É fundamental para o ser humano dormir o suficiente para poder ter qualidade de vida e energia para as atividades diárias. Muitos tentam enganar a mente e o corpo ingerindo grandes quantidades de cafeína para sentir menos sono, mas isso pode prejudicar a nossa capacidade de concentração e também a energia e o humor.

Muitos têm o costume de culpar os outros pelo sono interrompido, entretanto, em muitos casos pode ser que o culpado seja você mesmo. Existem hábitos cotidianos, como ir para a cama mais tarde do que o esperado todas as noites, que tendem a descontrolar o seu sono e acabar causando a temida insônia. Até mesmo a forma como dormimos pode ter um impacto sobre o cansaço sentido no dia seguinte.

Confira, a seguir, alguns hábitos cotidianos que podem estar atrapalhando o seu sono.

Ingerir Álcool Antes de Dormir

Ao contrário do que muitos pensam, o álcool não faz com que durmamos melhor. O que acontece realmente é que ele pode até nos ajudar a adormecer mais rápido, o que soa como uma coisa boa, mas também rouba nosso REM (Rapid Eye Movement – em português Movimento Rápido dos Olhos) do sono, que é a fase em que ocorrem os sonhos. A consequência disso é que o nosso sono acaba sendo “menos repousante” e, dessa forma, acabamos não descansando tanto quanto deveríamos.

O álcool não apenas atrapalha o nosso sono, mas também pode nos impedir de dormir plenamente. O consumo frequente de álcool antes de dormir pode ter um efeito extremamente negativo e causar insônia. Se você quiser beber à noite, tente parar cerca de 2 horas antes de se deitar.

Exercitar-se Até Tarde

Essa informação pode surpreender muita gente, afinal a ideia que muitos têm é a de que quando mais cansados ficarmos, melhor iremos dormir. Mas a verdade é que praticar exercícios físicos antes de dormir pode prejudicar o seu sono. A temperatura do nosso corpo diminui à noite, o que é um sinal de que é hora de dormir. O exercício físico, no entanto, pode aumentar a temperatura do nosso corpo, estimular o coração, o cérebro e os músculos. Tudo isso faz com que o sono demore a aparecer.

Tenha em mente que praticar exercícios físicos regulares pode realmente nos ajudar a ter uma noite de sono mais tranquila, por isso recomenda-se que os exercícios sejam praticados pelo menos 3 horas antes de dormir, mas não mais tarde do que isso.

Dormir Com Animais de Estimação

Quem tem animais de estimação sabe o quanto eles são importantes, tanto que muitas pessoas permitem que seus animais durmam na cama com elas durante a noite. Parece ótimo dormir perto de um bichinho que você tanto ama, porém, existem alguns pontos a se considerar. Os animais não têm os mesmos ciclos de sono que os seres humanos. Eles podem acordar e 15 minutos depois já estarem cheios de energia, mesmo que seja 3 horas da manhã.

De acordo com pesquisas realizadas, cerca de 53% das pessoas reconhecem que os animais, de fato, atrapalham seu sono. O ideal é que eles tenham um lugar para dormir em outro ambiente. Dessa forma, além de eles ficarem mais independentes, você terá uma noite de sono mais completa e poderá dar todo o amor e carinho que eles merecem no dia seguinte.

Não Se Desconectar do Seu Smartphone

Os aparelhos eletrônicos estão se tornando cada vez mais parte integrante da nossa vida moderna. É inegável que eles nos trouxeram inúmeras vantagens, mas o uso excessivo pode trazer muitos problemas, incluindo os relacionados ao sono. Os aparelhos mais recentes estão sendo desenvolvidos com telas com imagens cada vez mais coloridas e brilhantes. Uma pesquisa realizada revela que 65% das pessoas assiste TV antes de dormir e isso é um dos causadores de distúrbios do sono.

As luzes brilhantes dos smartphones e tablets reduzem os níveis de melatonina, uma substância química que controla o nosso relógio biológico. Para combater isso, tente reduzir a luz dos seus dispositivos ao máximo quando for usá-los antes de dormir. Além disso, faça o possível para não usar o aparelho perto da hora de dormir.

Ir Deitar Com Fome

Uma velha discussão é: comer ou não comer antes de dormir? Enquanto algumas pessoas evitam comer antes de dormir quando estão com fome por medo de ganhar peso, outros irão preferir comer para evitar dores no estômago que podem perturbar o sono.

Na verdade, é melhor comer um pequeno lanche antes de dormir se você sentir fome. Coma apenas o suficiente para diminuir sua fome até a manhã. Atacar a geladeira antes de dormir e comer de forma exagerada irá atrapalhar o seu sono e aumentar os riscos de obesidade. Portanto, escolha sempre o equilíbrio, não fique sem comer e nem coma de forma exagerada.

Ir Deitar Estressado

Ir para a cama estressado torna-se um ciclo vicioso. Você se estressa por causa do seu trabalho do dia-a-dia, então vai dormir, é interrompido pelo estresse, e, em seguida, se estressa porque está cansado. Essa sequência de problemas acaba se tornando parte da sua rotina diária e pode ser difícil de decifrar para tentar resolver.

Dê um tempo para você mesmo antes de dormir. Faça algo que você goste para poder relaxar a se sentir melhor ao dormir. Ouça um pouco de música, tome um banho relaxante, leia um livro, medite. Faça qualquer coisa que irá aliviar o seu estresse do trabalho.

Dessa forma você irá dormir melhor e, consequentemente, acordar mais disposto para encarar a rotina. Ao descansar da maneira que você precisa, pode ser até que o seu estresse diminua e você tenha mais qualidade de vida. O sono parece não ter importância em nossas vidas, mas a verdade é que ele é sim muito importante e precisa ser valorizado.

Confira Dicas Para Não Deixar Nada Atrapalhar Seu Sono!

Depois de um dia cansativo, não tem nada mais gostoso do que pular na cama e dormir até o dia seguinte, descansando e recarregando as baterias. No entanto, muitas vezes acordamos com a sensação de que nem dormimos, ou então com a impressão de “esmagamento”, como se tivesse passado um rolo compressor sobre nosso corpo enquanto dormíamos. Isso, sem contar torcicolos, dores nas costas, e cansaço sem motivo. Muitas vezes esses problemas estão vinculados a maus hábitos na hora de pegar no sono. Alguns cuidados são necessários para que a noite seja proveitosa para o organismo, permitindo que o corpo descanse corretamente, veja algumas dicas para aproveitar o sono:

Macetes

Mantenha o Quarto Arejado:

Um quarto muito quente, ou então “abafado”, atrapalha bastante na hora de dormir. É desagradável ficar em um ambiente quente enquanto estamos acordados, e pior ainda é ficar quando queremos dormir. Mantenha as janelas abertas para que o ar circule.

Truques

Deixe a Casa em Silêncio:

Mesmo que seja possível dormir em meio ao barulho, não é um hábito saudável. O barulho faz com que o sono seja mais superficial, e grande parte dos reparos que o organismo faz durante o sono só ocorrem nas fases mais profundas do sono. Portanto, nada de dormir com musiquinhas, pois mesmo que não seja perceptível claramente, o barulho atrapalha o sono.

Dicas Para Dormir Bem

Use Travesseiros e Colchões Adequados:

  • Grande parte das dores sentidas depois do sono é proveniente do mal uso de travesseiros, ou então de colchões que não estão em bom estado.
  • O ideal do travesseiro é que ele não seja muito baixo e nem muito alto – deve ser do tamanho exato para não deixar suas costas tortas.
  • O colchão deve ser firme, ou seja, não pode afundar quando se deitar nele.

Mantenha Roupas de Cama Limpas e Perfumadas, Assim Como o Quarto:

Roupas de cama sujas ou até mesmo com cheirinho de suor podem prejudicar o sono. Troque sempre que possível as roupas de cama, mantendo-as limpas. É muito mais agradável dormir em um ambiente cheiroso. Pesquisas recentes revelaram que quartos sujos podem até ajudar a provocar pesadelos, pois inconcientemente o cérebro processa a sensação desagradável e extravasa durante o sono.

Não Coma e Nem Beba Muito Antes de Dormir:

Antes de dormir, faça uma refeição leve. Além de atrapalhar a digestão, dormir com o estômago muito cheio pode acarretar sensações de desconforto, refluxo e até insônia. Evite também alimentos ou bebidas que possuem estimulantes, como cafés ou chás. Com estes cuidados, a noite de sono será mais tranquila e efetiva, e você sentira as melhoras no dia a dia, tendo mais disposição e bem estar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Qualidade de Vida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *