Alerta da OMS Sobre Abuso de Álcool

O consumo de álcool de forma nociva é um dos principais problemas enfrentados por grande parte da população mundial e nos últimos anos foi possível perceber um acréscimo muito grande na quantidade de pessoas que se tornaram usuários desse tipo de bebida de forma irregular, além de também ter aumentado de forma considerável a quantidade de pessoas mais jovens que estão se tronando alcoólicos, mesmo que ainda sejam considerados enormes de idade.

Com isso, as chances de se desenvolver problemas de saúde são grandes, e isso pode fazer com que em alguns casos, fatalidades possam ocorrer, da mesma forma que algumas pessoas desenvolvam doenças por conta do vicio que irão o acompanhar por toda sua vida, deixando sequelas em seu cotidiano.

Os riscos no consumo do álcool vão muito além do que apenas o problema de saúde, que já é considerado de grande escala, mas também pode fazer com que diversas outras pessoas acabem sofrendo, por problemas  referentes a acidentes em estradas e também por conta de abandono por parte de seus familiares. É muito importante que as pessoas que sofrem de doenças por vicio de alcoolismo, recebam apoio de sua família, o encaminhando para tratamentos e outros tipos de ajudas que poderão fazer com que o vício seja superado.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) analisou  algumas informações referentes sobre o que o abuso de bebidas alcoólicas pode causas para a saúde do indivíduo, e assim ,foi possível perceber alguns outros problemas que por vezes passam por despercebidos.

A OMS

OMS

OMS

A OMS desenvolve diversos tipos de serviços no quesito da saúde pública, e tem a capacidade de abranger problemas em escalas nacionais ou não, já que atua de forma muito direta em todo o mundo. Ela foi fundada no ano de 194 e tem sua sede localizada em Genebra.

Os trabalhos da OMS tem por função fazer com que a saúde de nível publico possa ser desenvolvida, chegando a cobrir todos os povos. Assim, a instituição desenvolve diversos tipos de serviços, privados e públicos, a fim de auxiliar em diagnósticos e também tratamentos de diversos tipos de problemas de saúde.

No Brasil, a Organização Mundial da Saúde, criada pela Organização das Nações Unidas tem por função fazer com que os níveis de saúde possam ser considerados mais elevados, fazendo então com que a atual situação de problemas de saúde possam ser definitivamente melhorados, de certa forma. Foi possível perceber que após a criação da OMS no Brasil, a situação de cooperativismo entre o Brasil e o resto do mundo no quesito da saúde, melhorou de forma muito considerável.

O Consumo De Bebida Alcoólica

O consumo de bebidas alcoólicas pode fazer com que a saúde do individuo seja altamente afetada, e os danos poderão ser sentidos de forma quase que imediata, além de aumentar em altos níveis as chances de ocorrer diversos tipos de acidentes de trânsito a partir do consumo de álcool. Isso acontece porque a combinação de bebida alcoólica e volante é considerada muito perigosa, diariamente existem diversos tipos de acidentes que são causados por conta desse problema, e muitos deles acabam levando a morte de pessoas inocentes e também da pessoa que estará sob o efeito da bebida alcoólica.

O Alerta da OMS

Segundo a OMS (organização Mundial da Saúde) o volume e quantidade de álcool ingerido pode causar diversos problemas, já que as toxinas presentes nas bebidas são consideradas de extrema toxidade para o corpo humano, e isso pode ocorrer em períodos de longo e também de curo prazo. Além de problemas de relacionamento e alterações de humor, o consumo de bebidas alcoólicas pode também causar diversos problemas mentais, a cirrose, uma das principais doenças em pessoas que consomem grandes quantidades dessa bebida, alguns canceres, e também alterações cardiovasculares.

O consumo de bebida alcoólica, segundo a OMS pode também fazer com que o riscos de desenvolvimento de quadros de infartos sejam grandes, além de também aumentar o risco de chances de acidentes de caráter vascular cerebral. Pessoas que realizam o consumo de bebidas alcoólicas podem em alguns casos apresentar também algumas mudanças em seu comportamento, fazendo com que as mesmas se tornem violentas, para si próprio e também para terceiros, como sua família principalmente.

Podemos perceber que hoje existem diversos tipos de casos onde o vício em consumo de bebidas alcoólicas acabou causando tragédias, fazendo com que sobre o efeito do álcool, algumas pessoas acabem cometendo diversos tipos de delito, levando então a uma preocupação mundial sobre esse vício, que levam desde prisões por casos pequenos e até mesmo a casos onde pessoas embriagadas cometam crimes de alto perigo, para si e também para seus filhos, companheiros e familiares.

O Limite De Bebida Indicado Pela OMS

Obviamente quando falamos no consumo de bebidas alcoólicas, o indicado seria que as taxas fossem muito baixas, e em períodos distantes,. Porém, como a cultura mundial hoje em dia se adaptou muito bem ao consumo desses tipos de bebidas, produzindo cada vez mais bebidas de tipos diferentes, existem taxas que acabam de certa forma sendo consideráveis par o consumo, não fazendo com que o individuo entre de alguma forma em algum tipo de risco.

Segundo a OMS o individuo deve reconhecer seu próprio limite, consumindo quantidades onde não haja riscos de alterações em sue comportamento, no seu cérebro como é possível perceber em outros tipos de drogas ilícitas, como a cocaína, por exemplo. O problema se encontra então no fato de que por diversas vezes esse tipo de bebida pode fazer com que o indivíduo sinta uma sensação prazerosa ao ingerir bebidas derivadas de álcool, fazendo com que sua vontade de ingestão seja cada vez maior.

Enchendo Um Copo de Chop

Enchendo Um Copo de Chopp

Diferença Entre O Uso De Bebidas Alcoólicas De Forma Recreativa, Compulsiva E Abusiva

Segundo diversos psiquiatras, o consumo de bebidas alcoólicas é muito influenciado pela própria cultura onde o individuo se vê presente. Para se ter uma ideia, as taxas de pessoas que sofrem com o alto consumo de bebidas alcoólicas em países muçulmanos é baixa, já que como a religião proibi o consumo das mesmas, as pessoas evitam da melhor maneira possível.

No Brasil, a cultura do consumo de bebidas alcoólicas é considerada muito forte, o que faz então com que grande parte da população acabe de certa forma a consumindo, fazendo então com que no país o consumo seja considerado alto e exagerado em diversos casos.

O consumo é visto de uma forma tão alta, que o Brasil é considerado em diversas pesquisas como o país da América Latina que mais apresenta casos de consumo de bebidas alcoólicas, e de forma muito exagerada, em diversos casos.

O uso recreativo de bebidas alcoólicas é classificado como o tipo de ingestão que corre apenas em eventos socais e forma esporádica, não seguindo um padrão de consumo. A grande maioria da população brasileira é considerada de certa forma consumista padrão.

O uso de forma abusiva é observado quando a quantidade ingerida pelo individuo é considerada cima do limite previsto, além de também poder ser consumido mais vezes do que o permitido, para não interferir em no bem-estar. As pessoas que são consideradas consumistas dessas bebidas de forma abusiva, pode fazer também com que o indivíduo se torne perigoso do ponto de vista físico.

Nesses casos, muitas pessoas acabam sendo consideradas dependentes de bebidas alcoólicas, necessitando de tratamentos. Assim, os sintomas de abstinência poderão ser sentidos e a interferência no âmbito social, trabalhista e familiar já poderá ser reconhecido. As pessoas consideradas dependentes do álcool sofrem de uma doença devidamente reconhecida pelo Código Internacional de Doenças, e sua doença é dívida então em níveis que podem ser classificados como leve, moderado e também severo, em alguns casos.

O tratamento para os dependentes de bebidas alcoólicas considerados em casos graves é considerado muito complexo, já que irá necessitar passar por fases de acompanhamento psicológico, farmacêutico e com o total apoio de sua família, com grandes chances de recaída durante o tratamento.

Mortes Ocasionadas Pelo Consumo De Álcool

Segundo a própria OMS existem mais de 3 milhões de pessoas, entre homens e mulheres, em todo o mundo que acabam morrendo todo ano por seu consumo exorbitante de bebidas alcoólicas, e além disso, em todo o mundo é possível perceber também que cerca de 5% das doenças apresentam influência do consumo de bebidas alcoólicas.

Os dados referente pesquisas da OMS relatam que no ano de 2018 mais de 28& das mortes ocorreu de forma muito direta pelo consumo de bebidas alcoólicas que influenciam em lesões pelo corpo, como os acidentes de trânsito, um assunto muito delicado para diversas pessoas.

OMS Alerta Sobre Os Casos Graves Do Consumo De Álcool

O álcool é um tipo de substância que pode fazer com que pessoas de todas as idades sejam atingidas, influenciando de forma muito direta em sua saúde. Existem algumas pessoas que podem acabar sofrendo ainda mais com esse tipo de vício. Um exemplo caro deste tipo de situação são as gestantes, que podem acabar desenvolvendo diversos tipos de problemas a partir do processo de ingestão de bebida alcoólica, assim como seu bebê. Em muitas mulheres que realizam o consumo de bebidas alcoólicas durante a gestação, o risco de desenvolvimento de um aborto é muito grande.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *