Sistema Nervoso e Endócrino

O sistema nervoso e endócrino são distintos, fazem parte do corpo humano e, claro, são fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo. Apresentamos primeiro o sistema nervoso central humano, que é composto do cérebro, da espinha dorsal e do sistema nervoso central. Composto de nervos e neurônios, fundamentais na coordenação motora do indivíduo, pois graças a eles caminhamos e escrevemos, entre outros movimentos.

Sistema Endocrino

Sistema Endocrino

Os neurônios dão origem aos nervos e estão localizados no cérebro e na medula central. Agora falando só sistema endócrino, tão importante quanto o sistema nervoso, é composto de um grupo de glândulas que são responsáveis pela produção de secreções conhecidas por nós como hormônios. Por que falar dos sistemas nervoso e endócrino juntos? A resposta é simples, pois com grande frequência esses dois sistemas do corpo humano se interagem e graças a essa associação são criados mecanismos muito determinantes para o bom funcionamento do corpo humano.

Na prática, por exemplo, o sistema nervoso pode passar ao sistema endócrino informações sobre o meio externo, enquanto o sistema endócrino recebe e regula o organismo de acordo com a resposta recebida. Fazem parte do sistema endócrino: a hipófise, o hipotálamo, a tiroide, as supra renais, o pâncreas, as gônadas (testículos e ovários) e o tecido adiposo.

Sistema Nervoso e Endocrino

Sistema Nervoso e Endocrino

Cada glândulas produz uma determina substância: Pineal produz a melatonina. Hipófise se divide em: adenoipófise e neuroipófise. Adenoipófise é composto dos seguintes hormônios: crescimento, prolactina, adrenocorticotrófico, estimulante da tiroide, folículo estimulante, luteinizante. Neuroipófise é composto dos seguintes hormônios: ocitocina, arginina vasopressina e lipotropina. Tiroide produz: triodotironina, tiroxina, calcitonina. Glândula paratiroide produz: hormônio da paratiroide. Timo produz: peptídeo natriurético atrial, entre outras. Enumeramos algumas das substâncias produzidas pelas glândulas.

É importante ressaltar que os hormônios influenciam em praticamente todas as funções dos outros sistemas do corpo humano, a interação não acontece somente com o sistema nervoso. Voltando ao caso do sistema nervoso interagindo com o sistema endócrino, podemos simplificar dizendo que eles agem na coordenação e regulação das funções corporais. Os principais órgãos que produzem hormônio no corpo do ser humano são: o hipotálamo, a hipófise, as supra renais, o pâncreas, as gônadas, a tireoide e as paratiroides.

Os sistema nervoso, assim como o sistema endócrino, deve funcionar de maneira perfeita. É muito importante ficar de olho, e qualquer sintoma de doenças relacionadas a esses órgãos procurar médicos especialistas. As doenças que podem ser desencadeadas pelo mal funcionamento do sistema nervoso ou do sistema endócrino, na grande maioria, são graves e podem comprometer seriamente o funcionamento de algumas partes do corpo humano. A grande maioria delas é tratável e possuem cura, já outras, infelizmente não.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>