Como Prevenir As Lesões Mais Comuns de Futebol

O Brasil é conhecido como o país do futebol, e talvez justamente por isso que os “atletas de finais de semana” acabam sempre começando os próximos sete dias com uma lesão em alguma parte do corpo. Nesse artigo veremos algumas dicas sobre como prevenir e tratar as lesões mais comuns no futebol.

Lesões Cumulativas

“De acordo com especialistas as lesões de futebol são geralmente definidas como cumulativas (pelo uso exagerado) ou traumático agudas”.

Para os profissionais “as lesões por uso exagerado do membro ocorrem ao longo do tempo devido ao estresse (a força exercida) sobre os músculos, articulações e tecidos moles, sem que haja um tempo adequado por parte da pessoa para tentar curá-las”. Eles começam como uma pequena dor persistente em alguma parte do corpo, e podem se transformar em uma lesão incapacitante, se não for tratado precocemente e de maneira adequada.

As lesões agudas ou traumáticas ocorrem devido a uma força súbita, ou de impacto, exercida sobre algum membro do corpo do indivíduo e pode ser bastante traumática.

As Lesões do Futebol Mais Comuns Podem Incluir:

  • -Entorses de tornozelo: é considerada pelos especialistas como a mais comum de todas as lesões no tornozelo. Uma entorse de tornozelo ocorre quando há um alongamento e ruptura de ligamentos em torno da articulação desse membro.
  • -Tendinite de Aquiles: a tendinite de Aquiles é uma lesão crônica que ocorre principalmente por excesso de uso do membro a pessoa senti uma dor na parte de trás do tornozelo. Se isso for ignorado pode aumentar o risco de ruptura do tendão de Aquiles.
  • -Os profissionais da área ressaltam que “Concussão: a concussão ocorre com um impacto súbito ou golpe na cabeça ou virilha. Se alguém puxar o músculo adutor na virilha, uma tensão ocorre quando os músculos da parte interna da coxa são esticados para além dos seus limites”.

Lesões Não Muito Conhecidas da População

Lesões Isquiotibiais

Lesões isquiotibiais são comuns entre os corredores e podem variar a partir de efeitos menores à ruptura total do músculo na parte de trás da coxa.

A Síndrome da Banda Iliotibial

É a Síndrome de atrito da banda, muitas vezes, resultando em dor no joelho, que geralmente é sentida na parte exterior (lateral) do joelho ou inferior.

Cãibras Musculares

Para especialistas “a cãibra é uma dor súbita e intensa causada por um músculo involuntário que forçosamente se contrai fazendo com que o músculo não consiga relaxar. A cãibra é especialmente perigosa em atletas que costumam mergulhar em alto mar”.

no images were found

Bolhas Nos Pés e Nas Mãos

As bolhas são sacos cheios de fluido na superfície da pele que ocorre frequentemente nas mãos ou nos pés das pessoas que estão correndo por muito tempo, ou então estão levantando pesos para ganho de massa muscular.

Dor Muscular de Início Tardio

Também chamado de “dor muscular tardia”, essa dor muscular, rigidez ou sensação dolorida ocorre 24-48 horas após o exercício particularmente intenso ou o início de um novo programa.

Síndrome da Dor Femoropatelar

Esta síndrome geralmente se refere à dor que a pessoa sente ao redor da rótula. Era também chamada por especialistas “joelho de corredor”.

Segundo especialistas “Tensão Músculo da Panturrilha : é a lesão na panturrilha ocorre quando parte dos músculos da perna são retirados do tendão de Aquiles. Ela é similar a uma ruptura do nesse tendão, mas ocorre na parte mais alta de trás da perna das pessoas”.

Dores Nas Canelas

Especialistas informam que “As dores nas canelas podem ser descritas como uma variedade de dor generalizada, que ocorre na parte da frente da perna ao longo da tíbia (osso da canela). As dores nas canelas são consideradas uma lesão por esforço cumulativo”.

Entorses e Distensões

São lesões agudas que variam em gravidade, e geralmente resultam em dor intensa, inchaço, nódoas negras, e perda da capacidade para se mover e usar o conjunto muscular.

Fraturas Por Estresse

De acordo com profissionais da área “As fraturas por estresse na perna são frequentemente o resultado de uso excessivo ou os impactos repetidos sobre uma superfície dura que o atleta utiliza para fazer seus exercícios”.

Tendinite

Segundo especialistas”Tendinite é simplesmente a inflamação de um tendão. Ocorre geralmente por excesso de uso do membro, mas também pode ocorrer a partir de uma contração forçada que pode provocar uma pequena tensão nas fibras musculares, que podem levar a pessoa a ter fraqueza e desenvolver uma inflamação”.

Lesões do Joelho Comum em Jogadores de Futebol

Lesões do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e do ligamento cruzado posterior (LCP), Ligamento colateral medial (LCM) e ligamento colateral lateral (LCL).

Essas lesões ligadas ao joelho são muito comuns em esportes que exigem parar e iniciar ou alterar rapidamente as direções dos movimentos.

Saiba Mais

Saiba Mais

Lesões do ligamento cruzado nem sempre causam dor, mas normalmente causam um grande desconforto. A maioria dessas lesões é diagnosticada através de uma ressonância magnética.

A cirurgia artroscópica é, por vezes, a melhor maneira de tratar uma ruptura parcial.

Cartilagem do Joelho (Lesões do menisco)

A cartilagem do joelho que for lesionada é geralmente um rompimento do menisco. Estes pequenos, “C” em forma de pedaços de cartilagem agem como almofadas entre o osso da coxa (fêmur) e da tíbia (osso da canela). Lesões no menisco são frequentemente o resultado de uma torção, girando, desacelerando, ou de um impacto repentino.

 Muitas lesões esportivas podem resultar do uso excessivo, da falta de descanso adequado, ausência ou do aquecimento inadequado ou do mau condicionamento físico. As seguintes precauções de segurança são recomendadas para ajudar a prevenir lesões

  • -Siga o Programa de Prevenção de Lesões ACL para jogadores de futebol;
  • -Aqueça bem antes de jogar;
  • -Use equipamento de proteção (protetores bucais, joelheiras e cotoveleiras e proteção para os olhos);
  • – Limpe bem os locais antes do jogo. Verifique se há pontos escorregadios ou detritos espalhados pelo chão que possam causar lesão;
  • -Tenha um kit de primeiros socorros sempre à mão;
  • -Obtenha adequada recuperação após um treino intenso;
  • -Mantenha-se sempre bem hidratado durante as atividades físicas com água, sucos, água ou líquidos que repõem os eletrólitos.
  • -Não é recomendável sob hipótese alguma fazer exercícios em excesso ou quando o individuo não apresentar boas condições físicas e orgânicas.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *