Alterações Cerebrais em Pessoas Corruptas

Hipóteses Levantadas Por Especialistas

A corrupção pode ser definida como a utilização de recursos públicos para recompensas pessoais. Ela é considerada por muitos como um dos maiores problemas para o desenvolvimento econômico e social de um país. Talvez por causa desse fator, mais de 300 cientistas, entre especialistas da área de psiquiatria, psicologia e neurologia, discutiram com bases científicas, se os indivíduos corruptos, apresentariam algum tipo de alteração cerebral, ou alguma região de convergência, que fosse semelhante em pessoas desonestas. Segundo os pesquisadores, pode haver um ponto em comum entre o político que desvia milhões e um indivíduo que pede dinheiro emprestado e nunca paga.

Giro

Congresso de Pesquisadores

Reunidos no sexto Congresso de Cérebro,Comportamento e Emoções, que aconteceu no estado do Rio Grande do Sul, os cientistas debateram a existência de alterações biológicas que ocorrem em pessoas corruptas. O Objetivo desse encontro,foi iniciar a criação de estratégias para prevenir a corrupção na nosssa sociedade. Ainda não há trabalhos científicos que estabeleçam uma relação exata , no entanto, há evidências concretas e confirmadas de que indivíduos com comportamentos violentos, como criminosos e dependentes químicos apresentam alterações no cérebro, que já foram mapeadas por especialistas. Os participantes desse Congresso, querem aprofundar mais esses estudos, que mostram que essas modificações podem existir em pessoas capazes de cometerem atos ilícitos.

Sistema Nervoso

Prevenção Contra Indivíduos Corruptos

Os cientistas imaginam que num futuro próximo, será possível identificar que tipo de pessoas podem cometer ações corruptas, que apresentam comportamento antissocial, através de exames de ressonância magnética, possibilitando o acompanhamento do diagnóstico de imagem para verificar o que é realmente importante ressaltar. Segundo os pesquisadores, será possível fazer a identificação de como mudar aspectos cerebrais na pessoa, que possam reduzir a tendência à corrupção, que de acordo com esses especialistas,é moldada pela genética do indivíduo. Sendo assim, alguns apresentariam maior predisposição a apresentarem certas atitudes com maior frequência que outras, apesar do estudo levar em consideração, a influência do meio externo nessas atitudes comportamentais. Ainda segundo a pesquisa, um fator que serve de motivação para a recorrência da corrupção seria a falta de punição que ocorre em vários lugares.

Alterações Cerebrais em Pessoas Corruptas

Avaliação

A influência genética e a hereditariedade, devem ser profundamente estudadas, antes de serem apontadas como fatores determinantes que provocam o comportamento de corrupção no ser humano. Vale ressaltar, que pessoas desonestas, criminosos, corruptos, dependentes químicos, em vários casos,nasceram e viveram em um ambiente favorável, com pais honestos, que provavelmente não transmitiram nenhum gene para que seu filho agisse de forma violenta ou antissocial. Toda pesquisa comportamental deve levar sempre em conta, a diversidade do ser humano, o meio social em que vive, e sua capacidade de transformação. O indivíduo deve apresentar motivação suficiente, para mesmo em situações onde existam pessoas corruptas, ter condições de manter sua integridade moral e emocional, independente de questões genéticas.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *