Ansiedade em Crianças

Definição

A ansiedade é um distúrbio emocional, onde a pessoa apresenta um sentimento de insegurança. Apesar de ser inerente a todos os seres humanos, sua intensidade é variável, de acordo com a personalidade da pessoa. Ela se torna uma doença, quando há um grau desmedido em relação a uma situação vivida pelo indivíduo, podendo nesse caso, ser o sinal de uma depressão ou também sintoma de doenças cardíacas ou respiratórias.

Tratamento

Sintomas em Crianças

Cerca de 12 por cento de crianças e adolescentes de todas as partes do mundo, apresentam um transtorno de ansiedade, segundo especialistas. Esse fato deve-se, principalmente as exigências e pressões exercidas sobre elas, em virtude das atividades diárias da sociedade atual. De acordo com alguns psiquiatras infantis, esse distúrbio inicialmente pode aparecer para os responsáveis como uma situação que logo irá passar, no entanto, se a enfermidade não for diagnosticada e tratada adequadamente, pode evoluir para Síndrome do Pânico ou Depressão. Os sintomas não podem ser negligenciados pelos pais, achando-os passageiros, pois quando são ignorados, podem no futuro, se tornarem mais graves, causando complicações bem mais sérias para os jovens.

Sintomas

Interferência Genética

De acordo com especialistas, o fator genético pode ser relevante para que o correto diagnóstico seja feito, já que segundos estudos cinetíficos, quando os pais sofrem de ansiedade, seus filhos tendem a ser ansiosos também. Os responsáveia devem ficar sempre atentos, para que o transtorno possa ser identificado logo no início, para minimizar os possíveis danos às crianças, além de ficarem também disponíveis para se envolverem no tratamento do distúrbio.

Fatores de Risco

O nível de estresse alto no cotidiano dos responsáveis, além das dificulades financeiras, podem contribuir para o transtorno. Outro fator seria o histórico familiar de eventos de tensões emocionais, como no caso de óbitos de parentes, ou assistirem à atitudes violentas dos pais. O excesso de proteção, com pais superprotetores, ou ao contrário, demasiadamente críticos, também pode desencadear o problema. Além disso, a punição constante e o não encorajamento para expor seus sentimentos e opiniões, aliados ao uso de drogas pelos pais que também apresentam depressão e ansiedade, são situações que podem ocasioná-lo.

Ansiedade Em Crianças

Principais Sintomas do Transtorno

Os pais devem procurar um especialista, quando a criança ou o adolescente, apresentarem alguns dos seguintes sintomas: Ser muito preocupado com problemas de doenças; Sempre achar que o pior vai acontecer (pessimismo); Se assustar quando assistir na televisão reportagens sobre enchentes, furacões, desgraças ou catástrofes; Costumar esquecer tudo o que estudou na hora de alguma prova; Apresentar suor excessivo, taquicardia, falta de ar, dor de cabeça, em situações estressantes; Ser muito exigente consigo próprio; Demonstrar medo de que aconteça algo de mal com seus familiares; Ter dificuldades em seguir regras; Perguntar várias vêzes a mesma coisa; Ser preocupado com problemas dos adultos (pagamento de contas, por exemplo); Manter-se procupados mesmo em situações prazerosas para eles. Os responsáveis devem ficar atentos, para detectarem situações que não estejam condizentes com a faixa etária de seus filhos, comportamentos que não achem coerente, para que possam através de tratamento com profissionais especializados em transtornos infantis cuidarem da saúde mental de suas crianças.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • BOA NOITE!MINHA FILHA TEM 8 ANOS SENTE FALTA DE AR COMO SE TIVESSE ALGO BLOQUEANDO A GARGANTA,NÃO CONSEGUE DORMIR A NOITE AI VEM DORMIR COM NÓS NO QUARTO,ELA ESTÁ COM ANSIEDADE?O QUE DEVO FAZER?

    michele 24 de Março de 2014 2:03
  • Bom dia..meu filho tem 10 anos..e desde o inicio do ano ..esta com muita dificuldade em ir p escola.. Chora..tem falta de ar, enjôo, passa mau.
    Passei po quase um ano no psicológo, e ainda continua difícil.
    N sei o q fazer.

    Adriana 14 de outubro de 2014 10:55

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *