Descobertas Envolvendo o Corpo Humano

Novas Descobertas Prometem Revolucionar o Modo Como Lidamos Com Nosso Próprio Corpo

Os cientistas estão investindo pesado em pesquisas sobre como o corpo humano se comporta, e em como aproveitar ao máximo os recursos naturais para transformar o homem em um ser mais resistente e funcional. Duas descobertas importantes são relacionadas à pele do ser humano. Uma diz respeito ao processo de cicatrização do corpo humano, e a outra é uma inovação tecnológica que permite utilizar o corpo como uma especie de painel de controle.

Filosofia

Confira:

Melhorando o Processo de Cicatrização

Os cientistas descobriram um gene ligado à regeneração de tecidos em mamíferos. O gene é chamado de gene p21, e sua ausência é responsável pela melhoria do processo de cicatrização. A pesquisa foi realizada com ratos, depois que os pesquisadores do instituto The Wistar Institute observaram que um rato que não possui esse gene ativo foi capaz de se curar de um furo na orelha sem ficar com marca alguma.

Escola

A equipe chefiada pla Dra. Ellen Heber-Katz começou a inibir o gene em outros ratos, e o resultado era sempre o mesmo: os animais que não possuiam o gene ativo se saíam melhor na regeneração do tecido machucado. No entanto o gene p21 não pode ser simplesmente suprimido: a expressão do gene está ligado ao p23, gene que regula a divisão celular, e pode ser crucial na formação de alguns tipos de cancer. Embora os ratos que tiveram o gene p21 suprimido não tiveram cancer, é cedo para testar em humanos e correr esse risco. No entanto, os pesquisadores esperam poder utilizar a técnica de desativar o gene p21 para acelerar a regeneração de tecidos, o que seria especialmente interessante em casos de pessoas com ferimentos que podem resultar em cicatrizes na face, por exemplo.

Pele Touch Scream

Imagine que você possa controlar vários objetos como televisão, mp3 e celular com um toque na sua própria mão? Este dia pode estar próximo de virar realidade. Quem promete é o Skinput, um projeto ainda em fase de pesquisa e desenvolvimento por pesquisadores da Universidade de Carnegie Mellon, na Pensilvania nos Estados Unidos, em conjunto com equipes da Microsoft em Washington. O segredo é que a máquina ou objeto que pode ser controlada emite um sinal luminoso na mão da pessoa, que pode controlar o aparelho tocando nos botões ou comandos refletidos na sua mão. Os comandos são enviados por bluetooth para o aparelho que está emitindo o sinal.

Mas para funcionar é necessário ter uma faixa presa no antebraço. Esta faixa contém sensores que captam os sons do corpo, e de acordo com o movimento produzido pelo toque do dedo o ensor capta qual tecla foi acionada. É uma tecnologia em desenvolvimento, porém muito promissora.

Andressa Silva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *