Eletrocardiograma

O eletrocardiograma é um procedimento comumente utilizado, não invasivo e que faz a gravação das batidas do coração. O registro, que é chamado de eletrocardiograma (ECG), mostra a série de ondas que se relacionam com os impulsos elétricos que ocorrem durante cada batimento do coração. Os resultados são impressos em papel ou exibidos em um monitor para estabelecer uma representação visual da função cardíaca. As ondas em um registro normal são denominados P, Q, R, S e T, e seguem a ordem alfabética. O número de ondas pode variar, e outras ondas podem estar presentes.

Finalidade

O eletrocardiograma é um ponto de partida para detectar muitos problemas cardíacos, incluindo angina, angina estável, doença cardíaca isquêmica, arritmias (batimento cardíaco irregular), taquicardia (batimentos cardíacos rápidos), bradicardia (batimentos cardíacos lentos), infarto do miocárdio (ataque cardíaco), e alguns doenças do coração. É utilizado rotineiramente em exames físicos e de monitoramento de condição de um paciente durante e após uma cirurgia, bem como na definição de cuidados intensivos. É a medida básica utilizada nos testes de tolerância ao exercício (ou seja, testes de esforço) e também é usado para avaliar sintomas como dor no peito, falta de ar e palpitações.


Descrição

O paciente fica despido da cintura para cima, e os eletrodos (fios minúsculos em almofadas adesivas) são aplicadas a lugares específicos sobre os braços, pernas e tórax. Quando ligados, esses eletrodos são distribuídos de três até doze unidades a ser empregadas para o procedimento. Os movimentos musculares podem interferir na gravação. Nos casos em que os distúrbios se suspeitam de ser raros, o paciente pode usar um monitor Holter de pequenas dimensões para gravar continuamente durante um período de 24 horas. Isso é conhecido como acompanhamento ambulatorial.

É necessário treinamento para a interpretação do eletrocardiograma. Para resumir da maneira mais simples, os recursos utilizados nas interpretações, a onda P do eletrocardiograma é associada com a contração dos átrios, que são as duas câmaras do coração que recebem o sangue das veias. A série de ondas QRS, ou complexo QRS, é associada com a contração ventricular, e a onda T vem após a contração. Os ventrículos são as duas câmaras do coração que recebem o sangue das aurículas e que enviam o sangue para as artérias. Finalmente, o intervalo PR ou PQ dá um valor para o tempo necessário para que o impulso elétrico para viajar a partir do átrio para o ventrículo esquerdo (normalmente menos de 0,2 segundos).

Preparação

Os pacientes são orientados a não comer durante várias horas antes de um teste. Antes das ligações serem realizadas, a pele é limpa para obter um bom contato elétrico no eletrodo e, ocasionalmente, a raspagem de pêlos no peito dos homens pode ser necessária.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Oi olá! Bom dia! Bom artigo, obrigado.

    Rafael Peixoto 18 de Fevereiro de 2011 8:51

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *