Fígado Especialista

O fígado é um órgão importantíssimo, e está associado às funções vitais dentro da fisiologia do ser humano.  O especialista que trata das doenças do fígado chama-se hepatologista, que é responsável por indicar o tratamento de qualquer doença que o órgão possa vir a ser acometido.

Figado

Figado

Entretanto, na verdade, podem haver vários médicos com especializações diferentes parcuidar do fígado, e aqui vamos esclarecer um pouco mais sobre isso com nossas dicas. O gastroenterologista é o especialista que cuida da parte geral do aparelho digestivo, e isso inclui o diagnóstico e tratamento de doenças de órgãos como intestinos, estômago, fígado, pâncreas.  O hepatologista é um médico bem mais específico, pois trata dos distúrbios que podem acometer o fígado, sendo que a maioria destes profissionais também são gastroenterologistas. Se a pessoa desconfiar que tenha alguma patologia no fígado, a primeira coisa a fazer é marcar uma consulta com um clínico geral, que estará apto a diagnosticar as alterações que afetam o órgão.

Figado Detalhes

Figado Detalhes

Ir diretamente a um especialista não é a melhor escolha a fazer, já que o problema fica bem mais restrito, e se você tiver alguma complicação em outro tipo de órgão, pode acabar perdendo algumas informações valiosas que o clínico geral estará avaliando. O que faz um especialista em fígado?Os especialistas nesse órgão tratam de problemas muito complexos, como por exemplo, a hepatite, câncer, e cirrose. Esta última patologia  pode ser uma consequência final de várias doenças do fígado, e o tratamento depende de cada paciente em específico,sendo que a única alternativa pode ser o transplante. O fígado produz bile, que é uma substância muito importante para a digestão das gorduras, e além disso metaboliza substâncias tóxicas que possam estar afetando o organismo, como por exemplo, o álcool, que é muito prejudicial à saúde do fígado, e junto com determinados vírus podem ser as principais causas de problemas graves. Os sintomas das patologias de fígado são muitos, mas podemos citar alguns que estão frequentemente associados a eles, como a icterícia ( os olhos ficam amarelados, assim como a pele), ascite e mal-estar geral. Geralmente pacientes com câncer de fígado só descobrem a doença no estágio final, e quando os sintomas já estão bem evidentes, sendo o tratamento muitas vezes apenas para que a pessoa tenha uma qualidade de vida melhor no pouco tempo de vida que lhe resta.

Figado Especialista

Figado Especialista

O conselho para quem ainda não sente nada estranho em seu corpo é prevenir-se das doenças do fígado, não fazendo uso abusivo do álcool, usar camisinha nas relações sexuais, e parar de fumar.   O médico especialista em fígado estudou muitos anos na faculdade de Medicina, e depois na residência, tendo grande conhecimento do funcionamento do órgão, das doenças que podem acometê-lo, e do tratamento ideal para cada tipo delas.

9 comentários

  1. BRUNO ALVES MARTINS

    procuro especialista que seja convencionado com SAD PSP..

  2. NOME; RAYMUNDO AVERTANO BARRETO DA ROCHA.

    ESPECIALISTA MEDICO. FIGADO, CORAÇAO, MENTE,ESTOMAGO,DENTISTA, CLINICO GERAL, INTESTINO, OLHOS,
    OUVIDOS, PELI,EMEGENCIA SOCORRO.

    DEUS E BOM,JUSTO E FIEL
    JESUS CRISTO MEDICOS DOS MEDICOS.

    FAZER TUDO CERTO. BEM LEGAL.

    SER BEM TRATADO NOS HOSPITAIS.

    ATENTIMENTO CLINICO.

    PEDIATRA GIUMA COELHO.

    NOME; RAYMUNDO AVERTANO.

  3. Fiz um exame de bilirrubina direta e deu 0,21 (em um valor de referencia de até 0,20). Essa alteração é muito significativa ou nao me devo preocupar muito? Todos os outros exames de sangue do figado deram normais….

  4. Luzinete Rodrigues Zeferino

    Muito bom o comentário, ajudou bastante super brigada

  5. anderson jose da silva

    sou portador de dislipidemia triglicerídica, meus exames estao muito elevado mesmo com dieta e medicaçao, os valores 227, ate o ultimo que fiz 1080, isso ja vem acontecendo ha 6 anos, o que devo fazer? Estou tratando com clinico geral, devo procurar outro medico? qual especialista devo procurar?

  6. Elisangela oliveira

    Tenho cancer de mam az metaste para o figado o q devo fazer…mim ajude!!

  7. Olá…Bom tenho hepatite autoimune ou seja hepatopatia cronica.
    Bom oque quero saber é se o Dr. Raymundo A. Barreto da Rocha
    é coveniado a Unimed oe se ele atende na região de Campinas?

  8. Bom dia eu tenho um cisto no figado,qual o medico especialista no ramo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>