Flexor Superficial dos Dedos – Inervação

O corpo humano é todo composto por músculos, inclusive a mão, abaixo vamos conhecer melhor sobre os músculos do braço, antebraço e da mão, e saber como ocorre o processo de inervação.

O ser humano é o único ser vivo que possui mãos com tanta habilidades como as nossas, para tal desenvoltura, é necessário um conjunto enorme de músculos, do braço, antebraço e mão. A capacidade que possuímos hoje dos vários funcionamentos da mão, foram ganhos com a evolução da espécie durante os séculos vividos.

Os músculos do braço são muitos, e compõe a maior parte do membro, eles podem ser divididos em três grupos, sendo eles os músculos anteriores, os músculos posteriores e os músculos laterais. Os principais músculos da região anterior são o braquiorradial (age na flexão do cotovelo), e o pronador redondo (realiza a pronação, ato de virar a palma da mão para baixo), eles são músculos que estão envolvidos na flexão do antebraço sobre o braço.

Os músculos do antebraço também são divididos em anteriores, posteriores e lateiras, Os músculos laterais e os posteriores tem funções parecidas com os anteriormente citados, alguns dos músculos são: Pronador Redondo, flexor Radial do Carpo, palmar Longo, flexor Ulnar do Carpo, flexor Superficial dos Dedos, flexor Profundo dos Dedos, flexor Longo do Polegar, pronador Quadrado (sendo esses do grupo dos anteriores). Extensor dos Dedos, Extensor do quinto Dedo, Extensor Ulnar do Carpo, Ancôneo, Abdutor Longo do Polegar, Extensor Curto do Polegar, Extensor Longo do Polegar, Extensor do segundo Dedo (sendo esses da grupo dos posteriores). Braquiorradial, Extensor Radial Longo do Carpo, Extensor Radial, Curto do Carpo, supinador (sendo esses do grupo dos laterais). 

Eles tem como função promover a extensão da mão, assim como movimentação do braço, antebraço, e palma da mão, movimentos simples do nosso cotidiano como digitar ou dar um tchau, são feitos graças aos músculos presentes nessa região.

O Flexor superficial dos dedos é um músculo do antebraço, que tem origem no epicôndilo medial, no processo coronóide da ulna e tem parte aproximada da borda anterior do rádio. A sua inserção ocorre por meio de quatro tendões na falange média dos dedos dois, três, quatro e cinco, e ele tem ação direta na flexão das falanges médias dos dedos dois, três, quatro e cinco.

O processo de inervação em qualquer grupo muscular ocorre da seguinte forma, um nervo passa a estimular um grupo muscular específico, ou alguns grupos musculares, mas o que ocorre é que o mesmo nervo não pode inervar músculos anteriores e posteriores. Por exemplo, no caso dos grupos musculares do antebraço, há dois nervos distintos para inervar os dois grupos distintos. Os músculos que são flexores, e os que são pronadores como o flexor radial do carpo, palmar longo, flexor ulnar do carpo, flexor superficial dos dedos, flexor profundo dos dedos, flexor longo do polegar, pronador redondo e pronador quadrado, serão inervados pelo nervo mediano. Já os extensores e os supinadores, como extensor radial longo do carpo, extensor radial curto do carpo, extensor dos dedos, extensor do dedo mínimo, extensor ulnar do carpo, abdutor longo do polegar, extensor curto do polegar, extensor longo do polegar, extensor do indicador e músculo supinador, são inervados pelo nervo radial. A falta da inervação leva a atrofia muscular, que é a perda do volume desses músculos, no casos de atrofia muscular devido a inervação, há ligação com lesões no cérebro ou na medula espinhal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *