Gravidez Após Cirurgia Bariátrica: O Que Pode E O Que Não Pode Ser Feito

De acordo com especialistas, as mulheres que se submetem à cirurgia bariátrica (cirurgia para perda de peso) devem esperar pelo menos um ano antes de tentar engravidar.

Esta constatação veio de uma pesquisa realizada para avaliar a segurança, benefícios e restrições associados com este tipo de cirurgia em pacientes antes, durante e após a gravidez. Mas afinal o que pode ou não ser feito na gestação depois de uma intervenção cirúrgica para perda de excesso de peso? É o que veremos neste artigo.

Risco de Complicações na Gravidez

Embora a obesidade tenha sido associada com infertilidade, estudos científicos anteriores indicaram que a cirurgia bariátrica pode tratar a causa mais frequente deste problema, que é a síndrome do ovário policístico.

O risco de complicações na gravidez aumenta com a obesidade, no entanto, as mulheres que engravidam após a cirurgia bariátrica têm uma menor chance de problemas do que as mulheres que são muito obesas.

No entanto, os pesquisadores notaram que pode haver complicações cirúrgicas durante a gravidez, para mulheres que fizeram cirurgia de perda de peso. Pesquisas anteriores demonstraram alguns problemas que podem ocorrer tais como o deslizamento da banda e migração, que pode causar vômitos severos.

Após uma revisão cuidadosa sobre as pesquisas disponíveis, os cientistas sugeriram que as mulheres devem esperar pelo menos um ano após a cirurgia bariátrica para engravidar.

De acordo com a avaliação, as pacientes devem buscar orientação e informação antes de engravidar sobre temas, tais como: nutrição, ganho de peso, suplementação vitamínica, controle de natalidade.

Para ter um melhor resultado tanto para a mãe como para seu filho, uma equipe multidisciplinar é necessária durante e após a gravidez após a cirurgia de perda de peso.

Opinião de Especialistas nas Mulheres Que Engravidaram Após Bariátrica

Segundo especialistas, um número crescente de mulheres em idade fértil é submetido a procedimentos de cirurgia bariátrica e precisam de informação e orientação sobre questões relativas à reprodução. De acordo com a evidência atual disponível, a gravidez após a cirurgia bariátrica é mais segura, com menos complicações, se comparada à gestação em mulheres com obesidade mórbida.

O cuidado de uma equipe multidisciplinar composta de médicos, psicólogos, nutricionistas, entre outros profissionais, é a chave para uma gravidez saudável nas mulheres que se submeteram a uma intervenção cirúrgica para perda de peso, no entanto, este grupo de mulheres ainda deve ser considerado de alto risco por ambos obstetras e cirurgiões.

Os médicos que primeiro tem contato com a paciente, devem se concentrar nas preocupações sobre a segurança de uma gravidez depois de ter recebido a cirurgia de perda de peso.

Realmente, a gravidez após a cirurgia bariátrica é mais segura do que a gravidez em mulheres com obesidade mórbida. De um modo geral, as gestantes que fizeram cirurgia bariátrica toleram bem a gravidez. No entanto, há riscos envolvidos e as pacientes devem estar bem informadas sobre eles.

O conhecimento deve ser incentivado nestas mulheres, para que elas possam tomar decisões bem embasadas sobre o planejamento da gravidez após a este tipo de cirurgia. 

Gravidez e ByPass Gástrico

Pesquisadores informam que é possível ter uma gravidez segura e saudável após a cirurgia de Bypass gástrico. Na verdade, a pesquisa sugere que a gravidez após esta cirurgia para perda de peso pode ser mais segura tanto para a mãe e o bebê do que uma gestação complicada pela obesidade.

Apesar de mais pesquisas serem necessárias nesta área, os estudos sugerem que a cirurgia de perda de peso pode proteger as mulheres obesas e seus bebês a de problemas relacionados com a obesidade durante a gravidez. Como exemplo, é possível citar: diabetes gestacional, hipertensão e pré-eclâmpsia, e excesso de proteína na urina.

O tempo é importante, no entanto. É melhor evitar a gravidez após a cirurgia para perda de gordura até que o peso da mulher se estabilize, geralmente pelo menos 12 meses após a cirurgia. A rápida perda de peso pode privar um bebê que esta se desenvolvendo de nutrientes importantes, levando-o a nascer abaixo do peso.

Dependendo do tipo de cirurgia para perda de peso e das suas necessidades nutricionais específicas de cada gestante, o médico pode recomendar certos suplementos nutricionais, como o ácido fólico, vitamina B-12, vitamina D, ferro e cálcio, além de uma vitamina diária antes e durante a gravidez. É aconselhável a mulher grávida consultar um nutricionista para aconselhamento sobre nutrição e ganho de peso durante a gravidez. 

Relação Entre Fertilidade e Obesidade

A obesidade está associada com a redução da fertilidade, principalmente por causa da oligovulação e anovulação. Em mulheres que engravidam a obesidade aumento o risco de problemas como, por exemplo, diabetes mellitus gestacional, pré-eclâmpsia, e a necessidade do parto cesárea, já que as mulheres obesas têm menos probabilidade de ter um parto normal bem sucedido depois de uma cesariana anterior.

A cirurgia bariátrica é uma opção para perda de peso em pacientes com índice de massa corporal (IMC) de pelo menos 40 kg, ou naqueles com IMC de pelo menos 35 kg, mas que já apresentam problemas de saúde associados.

Existem duas abordagens para a cirurgia bariátrica, sendo que o procedimento mais comum é banda restritiva gástrica ajustável, e o procedimento restritivo Bypass gástrico.

A rápida perda de peso é normal após um ou outro procedimento, resultando em melhora da síndrome dos ovários policísticos, anovulação, e menstruação irregular, levando a maiores taxas de fertilidade. Contudo, a cirurgia bariátrica não deve ser considerada como um tratamento para a infertilidade.

Opções de Contracepção

Devem ser oferecidas opções, por parte de especialistas, sobre métodos contraceptivos para todas as mulheres em idade reprodutiva que são submetidos à cirurgia bariátrica.

Este aconselhamento sobre o uso de contraceptivos é especialmente importante em adolescentes, porque as taxas de gravidez após a cirurgia bariátrica são duas vezes maiores em relação às mulheres adultas.

O risco de falha do método contraceptivo oral é aumentado após a cirurgia bariátrica, por isso a administração realizada de outra maneira, ou por medicamento não oral deve ser considerada.

Após a cirurgia bariátrica, a mulher deve esperar 12 a 24 meses antes de conceber de modo que o feto não seja afetado pela rápida perda de peso materno, e para que a paciente possa atingir suas metas de perda de peso.

Se a gravidez ocorrer antes deste período de tempo recomendado, uma maior vigilância do peso da mulher e de seu estado nutricional pode ser benéfica, e um acompanhamento através do ultrassom do crescimento fetal também deve ser considerado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • uma duvida quero sabe quanto tempo depois de uma cesaria posso fazer bariatrica

    kellen 3 de outubro de 2014 0:48

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *