Medicina Preventiva: Características Gerais

Medicina preventiva ou cuidados preventivos consistem em medidas tomadas para prevenir doenças. Isto contrasta com o método de curativos e paliativos nos escopos das metodologias da saúde pública. No Brasil está presente de modo principal dentro dos ambientes de trabalho, conforme Lei específica. Em Cuba representa método principal e reconhecido por excelência em níveis mundiais.

O poder público precisa implantar políticas voltadas de modo específico a garantir acesso aos cidadãos na esfera da saúde. As políticas de saúde precisam visar propostas sistematizadas em resposta direta aos problemas de medicina comuns à coletividade que sustenta a máquina pública ao pagar impostos.

 Estratégias: Medicina Preventiva

Estratégias de medicina preventiva tem lugar nos níveis primários, secundários, terciários e quaternários. A prevenção primária é termo para descrever as medidas tomadas para garantir o bem-estar e evitar quaisquer consequências para a saúde ao longo prazo da histologia.

A justificativa aos esforços está na evidência que demonstra a ligação do bem-estar fetal ou da saúde adulta. Estratégias de prevenção se concentram em fornecer aos futuros pais a educação necessária sobre as consequências das influências genéticas sobre recém-nascidos.

Exemplos simples de medicina preventiva incluem lavagem das mãos, amamentação e vacinas. Exemplos de cuidados preventivos são os exames e testes de rastreio adequados à idade, saúde e história familiar.

Por exemplo, pacientes com história familiar de certos tipos de câncer ou outras doenças começam a fazer exames mais cedo e com maior frequência do que àqueles sem semelhança dos indícios do passado.

Do outro lado da medicina preventiva algumas organizações sem fins lucrativos, como o Centro de Câncer da Califórnia, aplica pesquisa epidemiológica no sentido de encontrar formas de prevenir doenças.

Principais Definições da Medicina Preventiva

01-Prevenção Primária: Métodos para evitar a ocorrência da doença. A maioria dos esforços de promoção da saúde à base populacional;

02-Prevenção Secundária: Metodologia a diagnosticar e tratar doença existente em estágios iniciais antes das morbidades significativas em massa.

03-Prevenção Terciária: Serve para reduzir o impacto negativo da doença existente, restaurando a função e reduzindo as complicações relacionadas à doença.

04-Prevenção Quaternária: Necessária a mitigar ou evitar resultados de intervenções desnecessárias ou excessivas no sistema de saúde.

Classificação de Kumpfer e Baxley: Medicina Preventiva

Gordon (1987) na área de prevenção de doenças e Kumpfer com Baxley no setor do uso da substância propuseram sistema de três níveis de classificação e intervenção preventiva: Universal, seletiva e indicada.

01-Prevenção Universal: Engloba toda a população (nação, comunidade local, escola e bairro). Objetiva prevenir ou retardar o abuso de álcool, tabaco e outras drogas (lícitas e ilícitas). Indivíduos são informados e recebem habilidades necessárias para prevenir.

02-Prevenção Seletiva: Envolve grupos cujo risco de desenvolver problemas de abuso ou dependência de álcool está acima da média. Subgrupos são distinguidos por características como idade, sexo, história familiar ou status econômico. Por exemplo, campanhas em contextos recreativos contra o uso de drogas.

03-Prevenção Indicada: Processo de seleção que objetiva identificar os indivíduos que apresentam primeiros sinais de abuso de drogas e outros comportamentos problemáticos. Identificadores podem incluir graus de queda entre os estudantes aos distúrbios de conduta, alienação de pais e da escola.

Prevenção Ambiental

Fora do âmbito no modelo de três camadas existe a prevenção ambiente. Abordagens geridas a nível regulamentar servem para concentrar as formas de diminuir o consumo de drogas. Proibições (por exemplo, fumo e publicidade de álcool) simbolizam restrição ambiental final.

No entanto e na prática os programas de prevenções ambientais abraçam iniciativas em níveis macros e micros a partir de restrições à venda de bebidas alcoólicas através de sobriedade, testes de drogas em trabalhadores e alunos, aumento de policiamento em ambientes sensíveis (perto de escolas, baladas e festivais) e orientações legislativas destinadas à precipitação de punições.

Profissionais e Medicina Preventiva

Profissionais envolvidos na prática de saúde pública estão envolvidos em entomologia, controle de pragas, inspeções das águas, piscinas, praias, preparação da comida e serviços.

Nos Estados Unidos a medicina preventiva consiste na especialidade médica e tem certificadoras reconhecidas na Câmara Americana de Especialidades Médicas (ABMS, sigla em inglês). No ocidente o conceito está baseado em três requisitos básicos:

  • Medicina Preventiva Geral e Saúde Pública
  • Medicina Aeroespacial
  • Medicina do Trabalho

Além disso, há duas áreas de subespacialidades da certificação: Toxicologia e profilaxia. Certas vacinas são profiláticas, como a poliomielite, varíola, sarampo, caxumba entre outras.

Métodos de controle são utilizados para evitar a gravidez indesejada. Como os preservativos, por vezes denominados “profilaxia” devido à utilização para prevenir a gravidez e transmissões de doenças transmissíveis de modo sexual.

Exercícios físicos diários e moderados em várias formas são chamados de profilático porque podem manter ou melhorar a saúde. Ciclismo parece ser bom ao organismo e reduz o risco de doenças cardíacas, tipos de câncer, doenças musculares, esqueléticas e mortalidade em geral.

Comer a abundância de frutas e legumes todos os dias pode ser profilático por reduzir o risco de doença cardíaca. Terapia de flúor e limpeza dos dentes, seja em casa ou por um profissional, representam partes de profilaxia dental ou oral.

Por vezes os antibióticos são usados profilaticamente: Por exemplo, durante os ataques de antraz em 2001 nos Estados Unidos os pacientes foram expostos a ciprofloxacina.

De maneira semelhante está o uso de pomadas antibióticas em queimaduras e outras feridas. Antibióticos também são dados antes de alguns procedimentos médicos.

Antimaláricos (cloroquina e mefloquina) são utilizados no tratamento e na profilaxia de visitantes em países onde a malária é endêmica para prevenir o desenvolvimento do parasita Plasmodium.

As medidas mecânicas (tais como meias de compressão graduada ou de compressão pneumática) e drogas servem para imobilizar pacientes com risco de tromboembolismo venoso.

Iodeto de potássio protege a glândula tireoide ao absorver iodo radioativo, ação que pode levar ao desenvolvimento de câncer de tireoide.

Nas ofertas preventivas de medicina com indivíduos ou populações saudáveis os custos e potenciais danos das intervenções demandam exames cuidadosos além do tratamento.

Soluções preventivas podem ser menos rentáveis e atraentes aos fabricantes ou comerciantes de produtos farmacêuticos e dispositivos médicos. As pílulas anticoncepcionais quando tomadas todos os dias podem levar ao custo de mil reais ao longo de dez anos, por exemplo.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *