Novo Alerta Sobre as Drogas

Em visita recente a cidade de São Paulo, Nora Volkow, influente especialista em dependência de drogas, que está à frente do NIDA – Instituto Nacional sobre Abuso de Drogas, nos EUA, caracterizou de forma bastante enfática o fato de que os dependentes de substâncias químicas como cocaína, cigarro e bebidas alcoólicas, adquirem uma doença crônica que atinge seu cérebro e os impossibilita de dizer não as mesmas. O vicio afeta uma determinada região cerebral que se denomina córtex orbita frontal, região que é responsável pela nossa capacidade de tomar decisões, portanto ela defende a tese de que os viciados perdem seu livre arbítrio, e se tornam vítimas do vicio, incapazes de dizer não as drogas. Nora Volkow é média e se dedica a estudos sobre a forma como a dependência a substâncias químicas pode desencadear alterações nas funções cerebrais das pessoas, palestrou na Unifesp – Universidade Federal de São Paulo, para profissionais atuantes na área saúde, cerca de 400 pessoas estavam presentes na ocasião.

Consumo

A Família

A palestrante ressaltou ainda os diversos transtornos familiares que decorrem do uso de substâncias químicas, e em meio a este novo alerta sobre as drogas lembrou as dificuldades que os familiares têm de acreditar na vontade do dependente, que muitas vezes deseja mesmo se livrar dos seus vícios, mas não tem condições físicas e mentais para resistir ao consumo. Ela compara o desejo dos dependentes a um carro que se vê diante de um acidente iminente e tem uma falha no sistema de freios, fazendo com que a pessoa não seja capaz de evitar a colisão, segundo ela o mesmo ocorre com o dependente que perde o controle, pois o freio cerebral não responde de forma adequada a sua solicitação.

Novo Alerta Sobre as Drogas

Adolescência

A especialista ressalta o aumento dos riscos de dependência existentes na fase da adolescência, pois neste período da vida o cérebro está apto a ser modelado, em fase de intenso aprendizado, portanto mais maleável e isto pode facilitar a sua suscetibilidade às drogas. Situações estressantes como um mau relacionamento com seus familiares ou com seu circulo de amizades também deve ser observado, pois os jovens precisam sentir-se incluídos para que tenham segurança e auto-estima, dois fatores muito importantes na fase da adolescência. A prática de esportes também deve ser estimulada, pois promove integração e bem estar reforçando a auto-estima e a inclusão.

Tipos

Medicamentos

Nora é também psiquiatra e como tal defende o uso de remédios que podem auxiliar muito a controlar a dependência. Os medicamentos ajudam no rompimento do chamado ciclo vicioso, que provoca o uso compulsivo de drogas, e devem ser usados por períodos longos, sem interrupção, da mesma forma que se recomenda o uso de medicamentos para problemas crônicos como a hipertensão. Estudos apontam resultados positivos com o uso contínuo por cerca de cinco anos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *