O Que é Uma Crise Adrenal? Hormônio e Como Tratar

Você sabe o que é a glândula adrenal? Conhece o que provoca as suas crises e como evitar? Continue lendo esse artigo e saiba tudo sobre o que é uma crise adrenal.

O nosso corpo possui diversas glândulas que secretam hormônios imprescindíveis para a manutenção corporal. Uma dessas glândulas são as suprarrenais, um par de órgãos que ficam localizados acima dos rins.

Essas glândulas produzem hormônios importantes para a manutenção do corpo, como a aldosterona e o cortisol. Quando as glândulas suprarrenais não funcionam corretamente, há um desajuste na quantidade de hormônios produzidos, principalmente o cortisol.

O cortisol é um hormônio importante, pois ajuda a controlar a forma com que o corpo usa o açúcar ingerido, bem como na forma com que o organismo responde ao estresse.

Caso haja uma diminuição ou produção insuficiente desse hormônio, o indivíduo terá problemas de saúde como, por exemplo, a crise adrenal.

Se algum desses hormônios que são produzidos pela glândula adrenal não corresponderem ao que o corpo necessita, o indivíduo poderá vir a ter uma queda considerável na pressão arterial, bem como desmaios. Por esse motivo, é importante ter um acompanhamento médico.

Quais as Causas da Crise Adrenal?

A ocorrência da crise adrenal, geralmente acomete alguns pacientes que já tenham algum problema nas glândulas suprarrenais, um problema muito comum desse tipo é a doença de Addison.

Essa doença pode ser chamada de insuficiência adrenal, ou hiperplasia adrenal congênita. Algumas pessoas que tomam altas doses de medicamentos esteroides, também podem ter crises adrenais caso parem de tomá-los sem o conhecimento médico, de forma abrupta.

Pessoas que tenham episódios de sangramentos nas glândulas suprarrenais por causa de algumas infecções, ou graves lesões, também são propensas a ter crises adrenais.

Sintomas da Crise Adrenal

Como a crise adrenal possuir alguns sintomas específicos, caso você verifique alguns deles, procure orientação médica. Pois só assim poderá ter um diagnóstico correto. Os sintomas mais comuns de uma crise adrenal, são:

  • Fraqueza relativamente severa.
  • Confusão mental.
  • Descoloração da pele com a cor escura.
  • Tontura de início súbito.
  • Náusea e dor na região abdominal.
  • Vômitos.
  • Febre.
  • Dor de início súbito na parte inferior das costas ou pernas.
  • Hipotensão severa.
  • Arrepios.
  • Erupções cutâneas na pele.
  • Transpiração intensa.
  • Diminuição do apetite.
  • Alta frequência cardíaca.

     Hormônio

    Hormônio

Diagnóstico da Crise Adrenal

Para que o diagnóstico da crise adrenal seja feito, é importante que você passe por uma avaliação médica. Somente esse profissional poderão diagnosticar corretamente o problema.

A princípio, ele realizará uma anamnese, que é um processo de perguntas, que têm por objetivo fazer com que o médico conheça um pouco mais do seu paciente. E, baseado em suas respostas, um possível diagnóstico será realizado, ou pelo menos a base de uma direção para que o médico saiba quais exames solicitar.

Caso tenha ocorrido um trauma físico ou o indivíduo tenha passado por uma cirurgia na glândula suprarrenal, isso poderá indicar uma crise. E, por isso, deve ser mencionado na consulta médica.

Exames Para Diagnóstico de Uma Crise Adrenal

Após a anamnese, o médico deverá solicitar alguns exames para diagnóstico diferencial. os mais comuns são os exames laboratoriais para, assim serem identificados os níveis de cortisol no organismo. Isso pelo fato de que, durante uma crise adrenal, há uma queda considerável nos níveis desse hormônio.

Outros exames podem ser solicitados, como:

  • Teste de Estimulação do ACTH. Este é um teste em que o médico irá verificar os níveis de cortisol pré e pós uma injeção de ACTH.
  • Teste de potássio sérico para verificar os níveis de potássio
  • Teste sérico de sódio para verificar os níveis de sódio
  • Verifique os níveis de açúcar no sangue

Após a realização dos exames, você poderá ter um diagnóstico se há ou não uma crise adrenal. Dessa forma, o médico terá o conhecimento necessário sobre o caso. Assim, ele poderá seguir com o tratamento adequado.

Laboratório de Exames

Laboratório de Exames

Tratamento da Crise Adrenal

É importante tratar a crise adrenal com toda a atenção pois, se o seu quadro se agravar, poderá ser fatal. A forma mais adequada de fazer o tratamento da crise adrenal é realizando o abastecimento do hormônio cortisol no organismo.

A melhor forma de realizar esse abastecimento é por via medicamentosa. É claro que os medicamentos utilizados só devem ser usados mediante a prescrição médica.

Quando a pessoa recebe o diagnóstico, deve ser dada uma injeção de hidrocortisona para que, assim, os sintomas sejam aliviados e os níveis do hormônio cortisol sejam aumentados, para permanecerem equilibrados.

Convivendo Com as Crises Adrenais

Caso você seja um paciente que tenha tido um diagnóstico recente de crise adrenal, é importante que você saiba de alguns cuidados que deverão ser tomados.

Primeiramente, após o diagnóstico do problema, o paciente deverá receber um kit de emergência em casa, onde haverá uma injeção de hidrocortisona.

A injeção deverá ser usada sempre que os níveis de cortisol estiverem alterados, para evitar uma grave crise adrenal. Antes de usar, o paciente aprenderá como aplicar a injeção, para não correr o risco de aplicá-la de forma incorreta.

Não apenas o paciente de crise adrenal deverá saber como se aplica a injeção, uma pessoa de sua confiança deverá saber também o processo de aplicação. É importante que o paciente que tenha crise adrenal evite viajar sozinho. Caso o faça, que leve sempre o seu kit de emergência, no carro ou na mala.

Caso haja uma crise supra adrenal durante uma viajem, onde não há um contato mais próximo com o médico que faz o acompanhamento, aplique a injeção e procure uma emergência hospitalar, para que haja o acompanhamento e o tratamento correto.

Prognóstico da Crise Adrenal

Dar continuidade à vida normal após a descoberta da crise adrenal é importante, principalmente pois o prognóstico geralmente é muito bom, se o tratamento for feito de forma adequada.

A vida de um paciente com crise adrenal pode ser vivida normalmente e de forma saudável. Porém, ele deverá ter sempre os níveis de cortisol acompanhados de perto.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *