Os Riscos do Ar Condicionado Para a Saúde

Diversos especialistas na área da saúde, alertam para os riscos da mudança brusca de temperatura relacionada ao ar condicionado tanto nas empresas como em ambientes residenciais.

O ar condicionado normalmente retira toda a umidade do ambiente ressecando as mucosas nasais, o que causa uma congestão nasal, fazendo ainda com que o indivíduo perca a barreira imunológica física contra as bactérias, vírus, fungos, entre outros problemas.

Saiba Mais

Saiba Mais

Esta variação repentina e brusca de temperatura é tão problemática que em uma das épocas mais procuradas por pronto socorros devido a problemas respiratórios é justamente no começo do inverno, por conta destas diversas doenças respiratórias que são causadas pela mudança de estação.

Outra complicação bastante grave é os infartos que quase sempre estão relacionados a mudanças de temperatura. Caso a pessoa tenha problemas cardíacos, mesmo que não sejam identificados e não costumam praticar atividades físicas poderão sofrer um ataque cardíaco devido a um consumo maior de oxigênio e ainda da exigência mais intensa do organismo. Existe com isto um aumento da requisição metabólica e também dos gastos de calorias.

O Ar Condicionado Disseminando Vírus

Na opinião dos médicos, a grande questão é a arquitetura brasileira, esta que não aproveita somente os benefícios do clima tropical como também costuma copiar os padrões de arquitetura do hemisfério norte. Os prédios comerciais não aproveitam as radiações solares e são pouco ventilados, com isto a utilização de ar condicionado é algo inevitável.

E não é apenas se a manutenção e a limpeza dos tubos e do sistema de refrigeração forem precárias, a grande probabilidade da criação de mofos e fungos é bem alta. Sem falar da concentração dos poluentes que entopem o nariz dos profissionais que trabalham em ambientes fechados que tem a grande propriedade imediata é a disseminação de vírus endêmicos como os da gripe.

A conclusão que se pode chegar é que o problema do ar condicionado não é o frio em questão mas as necessidades de conviver com as várias mudanças bruscas de temperatura ocasionadas pelo equipamento. Se não há muitas variações de temperatura e o profissional ainda irá permanecer durante muito tempo em um lugar frio, e o organismo se adapta.

Um Ambiente Muito Quente Também É Um Grande Problema

O ambiente quente é algo problemático, principalmente por conta da desidratação. A mudança brusca de temperatura, a convivência em um lugar quente causa diversos problemas e infecções respiratórias bem como o ressecamento das mucosas. A desidratação causa até mesmo uma falência cardíaca. Caso o indivíduo não se proteja contra o calor e o frio, poderá até mesmo sofrer ataques cardíacos fatais.

De acordo com dicas de neurologistas, o calor em excesso também provoca dores de cabeça e a consequente falta de concentração no dia a dia do trabalho. Com isto não é a toa que as pessoas tem dificuldades de produzir bastante quando estão em ambientes quentes.

Algumas Dicas Para Lidar Com Climas Quentes Ou Frios Demais

Podemos citar que se o local de trabalho é muito quente, procure de hidratar ao máximo. Se o ar condicionado deixa o ambiente frio enquanto na hora do almoço e após ao trabalho você se depara com o calor, procure utilizar uma blusa ao sair do escritório mesmo que não esteja com frio. Desta forma está se protegendo contra uma possível gripe. Outra dica interessante é levar sempre o guarda chuva.

Ar Condicionado Dobra O Risco de Contaminação Nos Olhos

Olhos vermelhos, ardência, coceira e ainda visão borrada são sintomas bastante comuns da síndrome do olho seco que cada vez mais lota os consultórios. De acordo com diversos especialistas na área de oftalmologia o número de pacientes que possui sintomas de olhos secos praticamente dobrou. E não é para menos. A Organização Mundial da Saúde aponta que a incidência da síndrome salta de 10 para 20% no verão principalmente com os trabalhadores que utilizam o ar condicionado em excesso, trabalhando em ambientes fechados e sem ventilação.

Com estas condições o ar deverá se tornar muito seco e até quem tem produção normal das lágrimas poderá sentir algum desconforto ocular. O problema é justamente a exposição diária ao ar seco que poderá fazer com que este incômodo possa progredir para uma possível alteração crônica do filme lacrimal.

Alguns especialistas citam que a síndrome do olho seco é a mudança da qualidade ou mesmo quantidade em uma das três camadas de lágrima, a oleosa externa, aquosa intermediária e proteica interna. A baixa umidade nos ambientes refrigerados provoca a evaporação da camada aquosa. E sem uma boa lubrificação os olhos ficam vulneráveis a inflamações e infecções. E ainda para piorar os dados da OMS mostram que a higiene cada vez mais precária do ar condicionado facilita a proliferação dos vírus, bactérias e fungos em mais de 30% das empresas que são instaladas no Brasil.

Este motivo explica por qual motivo a conjuntivite representa uma das principais causas de afastamento do trabalho durante o verão.

Fatores de Risco da Doença

O olho seco poderá acometer tanto homens como também mulheres, mas a população feminina possui duas vezes mais chances de tero problema. Pelo simples fato de que a síndrome poderá estar relacionada diretamente as oscilações do nível de estrogênio durante a sua fase reprodutiva e ainda a falta dele na pós menopausa.

A chamada blefarite intermitente, que nada mais é do que a inflamação da pálpebra poderá também acontecer por falta de testosterona em sua região palpebral que interfere diretamente no funcionamento da glândula que secreta as lágrimas.

Além de ar seco e alterações hormonais como fatores de riscos do olho seco, que podem agravar o problema junto do ar condicionado são:

Os medicamentos como descongestionantes, anti histamínicos, tranquilizantes e antidepressivos, diuréticos, pílula anticoncepcional, beta bloqueadores, e anticolinérgicos.

Doenças do tipo artrite, lúpus, sarcoidose, síndrome de Sjögren, alergias e Parkinson

Lentes de contato hidrofílicas que se hidratam da lágrima.

A partir de 65 anos os olhos reduzem mais de 60% a produção lacrimal e por isso é preciso se ter cuidados antes que aconteça qualquer tipo de problema mais grave.

Procure uma empresa especializada para saber dos riscos e como fazer a instalação de ar condicionado corretamente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *