Prótese de Joelho

Atualmente, as novas tecnologias, aliadas com estudos mais avançados estão fazendo com que a medicina se atualiza e, a cada vez mais, esteja mais preparada para atender as ocorrências de saúde mais complexas. Isso pode ser comprovado se compararmos algo em torno de 100 anos com a realidade atual. Poderemos perceber que a medicina deu um gigantesco salto em busca de melhores serviços para o atendimento da população.

Podemos dizer também que a medicina não está fadada a apenas um campo de atuação, isto é, a de salvar vidas, mas também, o de cuidar da saúde física e mental. Muitas pessoas, por exemplo, recorrem aos consultórios médicos com a intenção de realizar pequenas ou grandes intervenções médicas em prol da aparência (como a colocação de silicone no corpo, cirurgia para mudar a forma do nariz, e assim sucessivamente). Aumentaram, também, a procura por terapeutas e psicólogos, o que mostra que a população quer, cada vez mais, cuidar da sua saúde.

Um dos procedimentos médicos que promovem a saúde dos membros articulados do corpo são os tratamentos de prevenção contra o desgaste desses, e, em caso mais extremo, a colocação de próteses para garantir ao corpo o pleno funcionamento de suas partes. A prótese do joelho é um exemplo desse procedimento, o qual iremos falar um pouco nesse artigo. Aqui, você vai conferir um pouco mais sobre o procedimento que promete devolver às pessoas com problema na articulação do joelho a voltar a andar, bem como algumas informações interessantes acerca do mercado de próteses, que está cada vez mais em crescimento. Vamos lá?

O Mercado das Próteses

A prótese tem por definição como sendo um componente não natural que tem por objetivo auxiliar pessoas que sofreram com problemas como amputações, deficiências físicas já vindas de nascença ou, até mesmo, traumas sofridos. As próteses mais conhecidas são a de braço e perna, onde a pessoa, que perdeu uma parte da perna em um acidente, não possui algum membro por conta de problemas genéticos ou, simplesmente, recebeu um trauma em alguma outra parte do corpo.

As próteses, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, recebem sinais elétricos provindos do cérebro, que as respondem quase que imediatamente. Muitos dizem que, apesar da prótese mecânica nunca substituir em 100% a parte orgânica que se perdeu, muitos médicos os considera muito mais resistentes a acidentes ou danos.

Tais próteses não são apenas externas, podendo ser internas para substituir articulações, dentes, ossos, entre muitos outros. No caso da prótese no joelho, a mesma substitui a articulação. Também é comum a operação envolvendo a colocação de próteses, geralmente utilizando o material titânio, no quadril, para resolver os problemas com desgaste das articulações do corpo. O jogador Pelé, um dos maiores dos últimos tempos, já se submeteu a uma cirurgia do tipo, por conta de problemas referente ao desagaste das articulações no quadril.

Muitas pessoas confundem o processo de implante com as próteses, sendo que o processo de cada uma é muito diferente. No caso da prótese, ela tem por função a substituição de uma parte danosa ou faltosa do corpo humano, objetivando que a prótese realiza o trabalho deixado pelo órgão ou parte do corpo defeituoso (prótese dentária, por exemplo). Já o implante tem por função acrescentar maior atividade ou volume a partes já existentes do corpo, como os implantes de seio (mamários) ou implantes nas nádegas.

Com o aperfeiçoamento de tecnologias, as próteses passaram a ser fabricadas pelas impressoras 3D, que baratearam estupidamente os preços cobrados por uma prótese de braço, por exemplo. Isso ajudou a tornar tais próteses mais acessíveis para as pessoas que não dispunham de grandes artifícios econômicos para adquiri-los.

A Prótese No Joelho

A prótese no joelho é indicada para aquelas pessoas que sofrem de problemas de desagaste nos ligamentos dessa parte que é a maior articulação do corpo. Problemas que podem vir a causar isso é a artrite e traumas que tenham acometido a articulação. Por conta disso, muitos são os jogadores, geralmente, os que já estão se aposentando dos gramados, que se submetem a tais cirurgias, por causa dos esforços repetitivos promovidos pelos extensos treinamentos físicos a que se submetem.

Antes de realizar a cirurgia, os médicos tentam, por meio de medicamentos ou outras drogas, para tentar recuperar essas áreas lesionadas ou, em casos mais leves, para aliviar a dor que acomete as pessoas que possuem o problema. No entanto, as lesões costumam ser muito sérias, o que pedem, portanto, a intervenção cirúrgica.

A prótese no joelho consiste em substituir as cartilagens que promovem a articulação do joelho por partes de metal, já que essas áreas se encontram, muitas vezes, em estado total de debilitação. No procedimento cirúrgico, são seguidas as etapas:

  • O osso começa a ser preparado para receber as novas próteses, onde as cartilagens que estejam presentes nas extremidades da tíbia e do fêmur são retiradas, juntamente com pequenas partículas de osso que estejam grudadas a elas. 
  • A substituição da cartilagem é feita pelas novas próteses de metal, onde ganham as funções de articulação. Para a sua devida fixação no osso, é realizada uma cimentação ou, até mesmo, pressão para que a nova cartilagem fique presa.
  • O passo seguinte depende muito do médico e da gravidade do caso. A cobertura da rótula (patela), onde ela é cortada e coberta com um disco plástico, pode ou não ser realizada pelo médico que recorre à cirurgia.

Para quem o Procedimento é Recomendado?

O procedimento é recomendado pelos médicos àqueles pacientes que apresentarem inchaço agudo na região do joelho ou dores que não melhorem mesmo com a administração de remédios e outras drogas. Além disso, cansaço sentido pelas pernas, mesmo em tempo de descanso, indica que a cirurgia pode se fazer necessária.  O procedimento pode levar mais ou menos duas horas, e é recomendado ao paciente que ele procure ficar em repouso absoluto, com uma dieta que vise a aquisição de ferro por parte do organismo da pessoa. Os médicos ressaltam, também, que é normal que a pessoa apresente um quadro de resistência a fome, isso é, perca um pouco o apetite. Por isso, é necessário que seja introduzida as refeições aos poucos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *