Prótese Removível

A prótese removível tem sido uma opção para quem sofre com a falta de alguns ou todos os dentes. Não há nada mais cruel do que um sorriso que precisa ser contido pela falta de dentes. Muitas pessoas tem considerado essa opção como solução para deixar o seu sorriso completo novamente. Entenda melhor quais são as funções da prótese removível e quando ela se torna uma alternativa a ser considerada.

Por que Usar a Prótese Removível?

Os objetivos de aderir ao uso da prótese removível incluem além de recuperar a autoestima do sorriso completo voltar a ter a completa função de mastigação. Em alguns casos os pacientes não podem receber a prótese fixa por algum impedimento e então tem na versão removível a solução. Cabe ao dentista fazer a avaliação de cada situação para determinar em quais casos a prótese removível é a mais indicada.

Confecção da Prótese Removível

A partir do momento em que o dentista determina que o paciente deve usar uma prótese removível tem início o processo de fabrica da mesma. Esse processo é dividido em etapas essenciais que incluem a moldagem da arcada dentária. Com esse molde feito chega o momento de produzir a estrutura que então será testada no paciente para saber se está adequada. Se for necessário devem ser feitos ajustes na estrutura.

Manutenção da Prótese Removível

O paciente que passa a utilizar a prótese removível deve ter alguns cuidados especiais de manutenção. Em primeiro lugar é importante que ele realize a higiene bucal com bastante atenção e ter o hábito de sempre retirar a prótese após as refeições. Além disso, é essencial manter visitas regulares ao dentista.

A prótese removível tem um prazo de validade, o esforço repetitivo de mastigar com ela acaba provocando a perda óssea na região fazendo com que o item acabe gerando incômodos e até mesmo problemas de fala e mastigação. Não é natural se sentir incomodado pela prótese então ao perceber que ela não está como deveria é importante consultar o seu dentista para uma possível troca.

O Processo de Adaptação a Prótese Removível

Quem encontra na prótese removível uma solução para o seu problema de correção do sorriso deve saber que nos primeiros dias terá dificuldades para se adaptar. Isso acontece porque se trata de um elemento novo na boca do paciente, não dá para pensar que no instante em que a prótese for encaixada já estará tudo ok.

Porém, é essencial entender que algumas dificuldades de adaptação não são normais como feridas na boca ou dificuldade para comer. Se acontecer algo que não parece comum é importante relatar imediatamente para o dentista. O tratamento precisa estar alinhado às necessidades do paciente.

Prós e Contras da Prótese Removível

Prós

Dentre as vantagens que a prótese removível oferece estão a facilidade para realizar a limpeza da mesma bem como o seu custo. O tempo de fabrico da prótese também deve ser considerado como uma vantagem.

Contras

Para os pacientes que priorizam a questão estética essa prótese não é a mais indicada uma vez que seus ganchos metálicos ficam visíveis. É essencial que os pacientes saibam disso antes de aceitar o tratamento para que não se sintam lesados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *