Orientação aos Pais de Jovens com Transtornos Alimentares

O processo de desenvolvimento de transtornos alimentares é hoje um dos grandes problemas relacionados a área da saúde em todo o mundo, e os pais podem ser um grande incentivo para seus filhos acabem reagindo ao processo de desenvolvimento desse transtorno de uma forma diferente.

O transtorno alimentar pode ter diferentes causas, sejam elas psicológicas ou não, e na maioria das vezes são classificados como bulimia e anorexia, e compulsão alimentar.

Para entendemos melhor como podemos auxiliar o combate de desenvolvimento desses tipos de transtorno, primeiramente devemos entender do que cada um deles se trata, e quais são suas principais origens.

Anorexia

A anorexia é considerada um tipo de transtorno alimentar, porque envolve o processo de alimentação de uma pessoa, e com ela acaba se comportando com esse processo. Muitas meninas hoje em dia sofrem com a pressão da sociedade para que se tenham o corpo ideal e para que mantenham o mesmo da melhor e mais magra maneira possível. Todo esse processo acaba sendo sentido por muitas meninas desde muito novas, com pequenos comentários realizados por seus familiares sobre seu corpo, e até mesmo seus colegas de classe. Com isso, muitas delas acabam ao longo de sua vida desenvolvendo um processo de rejeição a seu corpo.

Essa rejeição conforme a menina ou menino cresce, acaba se tornando cada vez maior, e isso tem grande influência nas ações que ela irá tomar para que combata qualquer chance de engordar.

Muitas pessoas acabam se privando de diversas comidas, vomitando e tomando remédios que acabam atuando como laxantes.

Tudo isso para que possam emagrecer e sejam assim aceitas pela sociedade. Porem, quando o processo acaba se realizando de uma forma intensa, muitas pessoas acabam sofrendo o que chamamos de um processo em que a pessoa não se reconhece da maneira que aparenta, criando uma imagem de si que acaba sendo totalmente distorcida.

Essa distorção geralmente acontece quando uma menina por exemplo se olha no espelho e mesmo estando extremamente magra, não a enxerga dessa forma. A imagem que a mesma tem de si é de um corpo que não a pertence, com excessos de gorduras e características que a deixam extremamente chateadas.

Com isso, o processo de intensificação da anorexia acaba ficando maior, e as tentativas de renúncia a seu corpo se apresentam de formas cada vez mais intensas. A anorexia é um transtorno alimentício extremamente perigoso, que pode levar a graves consequências no corpo de uma pessoa, e até mesmo sua morte.

Bulimia

A bulimia é um outro tipo de transtorno alimentar que atinge em sua maioria meninas e mulheres. O desenvolvimento de uma condição de bulimia acontece a partir de diversos fatores emocionais ou até mesmo traumáticos. Geralmente a causa final do processo de desenvolvimento dessa condição é considerado o mesmo de uma pessoa anorexia.

Pessoas que sofrem desse tipo de transtorno geralmente o desenvolvem de forma lenta, o que pode fazer com que elas não percebam a gravidade do assunto. Pessoas que sofrem de bulimia, também não aceitam seu corpo, na maioria das vezes, e querem fazer com que isso seja mudado. Por isso, muitas vezes após consumir um alimento, a pessoa que sofre de bulimia sente um grande arrependimento dentro de si, e necessita fazer com que isso seja aliviado.

Para isso, muitas meninas acabam sempre após suas refeições, correndo para o banheiro, e incitando um processo de vomito, para que o corpo não absorva a comida, e assim deixem-nas engorda. Muitas vezes pessoas que sofrem de bulimia acabam tendo certa dificuldade de expressar isso para seus pais e amigos, fazendo com que haja uma demora para que os mesmos percebam que existe algo de errado com seus filhos.

O processo de desenvolvimento de um transtorno alimentar é visto geralmente em mulheres e meninas, já que o processo de pressão da sociedade para o tal corpo padrão é muito mais forte e intenso sobre elas. Porem, isso não impede de que meninos acabem sofrendo dessa condição, principalmente em sua adolescência.

Compulsão Alimentar

Diferentemente do processo desenvolvimento da anorexia e da bulimia, a compulsão alimentar enxerga a comida e como pode interagir no mundo do adolescente de uma forma diferente, isto é, pessoas que sofrem de compulsão alimentar geralmente enxergam a comida como um processo de alivio perante os problemas enfrentados no seu dia-a-dia.

A compulsão alimentar é um dos transtornos alimentares mais difíceis de ser identificado pelos familiares do adolescente. Isso acontece porque ao longo a vida, muitas pessoas foram ensinadas de que quando existe algo errado, ou algo muito bom na vida de alguém, a comida pode ser um processo de comemoração e certo alivio.

Diversos jovens cresceram com a ideia de uma mesa farta, e com um processo de alimentação desregulado, fazendo com que muitos pais quando processo de compulsão alimentar se inicia, classifique seu filho como guloso e outros nomes pejorativos.

A compulsão alimentar consiste no desejo quase que constante de se consumir alimentos de diversas origens, em quantidades consideradas grandes. Uma pessoa que sofre desse tipo de transtorno apresenta geralmente picos de estresse ao longo de seu dia ou de sua semana, e acaba descontando na comida todo o seu desconforto.

Com isso, diversos problemas psicológicos e de saúde acaba sendo desenvolvidos, afetando diretamente a vida do adolescente.

Os Pais Do Adolescente Com Transtorno Alimentar

Para os pais dos adolescente todo o processo de descoberta e conscientização sobre o transtorno alimentar que seu filho está passando muitas vezes acaba sendo difícil e complicado, já que diversos pais não entendem o real motivo do que ocasionou esse transtorno em seu filho.

Adolescente Com Transtorno Alimentar

Adolescente Com Transtorno Alimentar

Porém, é muito importante que esses pais tentem sempre auxiliar seus filhos sobre o melhor caminho e a melhor decisão a se tomar, intensificando sempre o amor que cada um deles sentem por seu filho, já que nesse momento, muito deles apresentam grande vulnerabilidade

Como Os Pais Dos Adolescente Podem Ajudar Seus Filhos A Combater O Transtorno Alimentar

O desenvolvimento do transtorno alimentar, muitas vezes é decorrente de um determinado episodio que marcou muito a visa do adolescente, seja ele de forma emocional e até mesmo física. Por isso, é muito importante que ao longo da vida, os pais desenvolvam com seu filho um dialogo aberto, onde eles sintam que possam compartilhar suas experiências com os mesmos, para que quando uma situação onde o filho se sente sem saída, possa contar com o auxílio de sua família.

O primeiro e principal passo para a cura desse tipo de transtorno é feito a partir de consultas com um psicólogo ou até mesmo um psiquiatra. Esse profissional é responsável por tentar auxiliar o adolescente a lidar com as questões que tem sobre ele grande influência e poder.

Muitas vezes, o processo de compulsão alimentar por exemplo, é desenvolvido a partir de um processo de ansiedade em que o adolescente se encontra, e que ele acaba não tendo controla, se sentindo mais confortável a aliviado com a ingestão de alguma comida.

Isso será tratado diretamente com o médico especialista do adolescente, e acaba sendo um dos primeiros passos que os pais devem seguir, para auxiliar o tratamento e cura de seus filhos.

Existem alguns comportamentos que devem ser evitados por parte dos pais, e são eles na maioria o forçamento de uma alimentação em crianças e adolescentes, o castigo ou punição quando a mesma acaba não acatando as vontades dos pais, e diversas outras atitudes. Apesar dos pais sempre desejarem o bem de seus filhos, nem sempre eles acabam sabendo expressar isso de uma maneira que os mesmo entendam e compreendam, e isso pode afeta-los diretamente ao longo de suas vidas.

Garota Com Transtorno Alimentar

Garota Com Transtorno Alimentar

Além disso, a dificuldade de aceitação e o processo de descobrimento de transtorno alimentares sofridos pelos filhos acaba sendo um processo muito doloroso para os pais dos adolescentes. Muitos acabam inicialmente agindo como se não soubessem o que está acontecendo com seu filho, ignorando completamente a possibilidade de tratamento e conversa com os mesmos.

Porem, isso não é recomendável, já que o processo de desenvolvimento de qualquer tipo de transtorno alimentar pode influenciar de maneira muito negativa na saúde física e mental de um adolescente. Os pais tem grande papel no auxílio da cura de seus filhos, e deve realizar intervenções sempre que possível e o quanto antes, para que seu filho possa se recuperar mais rapidamente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Qualidade de Vida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *