Conceito
A atitude de adiar as tarefas diárias, às vêzes considerada por muitas pessoas como preguiça, pode ser na realidade, um distúrbio comportamental, que vem sendo estudado mais amiúde, nesses últimos anos. Ele pode esconder comprometimentos mais graves como depressão, que é uma doença crônica grave, que se não for tratada, a pessoa portadora pode até vir a cometer suicídio ou défict de atenção, causando sérios prejuízos à saúde mental do indivíduo, se não diagnosticada corretamente.
Divisão do Distúrbio
Segundo um especialista em psiquiatria, esse distúrbio pode ser dividido em três tipos: O primeiro ele definiu como procrastinação pela criação de um problema, o segundo como rertardatória e o terceiro como comportamental. A primeira é definida quando o indivíduo decide adiar sua tarefa, pois terá mais disponibilidade para resolvê-la mais tarde, sendo o tipo mais frequente de ocorrer. Geralmente as pessoas que deixam suas tarefas para depois, culpam aos outros, e não percebem que seu problema é uma doença. A Procrastinação comportamental, ocorre quando o indivíduo costuma fazer listas de tarefas ou planos para executá-las, e mesmo assim não conseguem realizar nada do que foi planejado, sentindo como se algo estivesse fugindo ao seu controle. Usualmente, são pessoas que gostam mais de fazer o plano do que a ação, não estabelecendo prioridades, na tentativa de não lidarem com seus problemas. O tipo retardatória é caracterizado pela ação da pessoa de realizar várias atividades, antes de cumprirem seus compromissos, qua já tinham sido previamente combinados. Segundo os psiquiatras, elas costumam ser compulsivas, precisando serem pressiondas para conseguirem ser pontuais ou realizarem suas tarefas obrigatórias.Os especialistas orientam que a principal diferença entre a preguiça comum e a pessoa portadora do distúrbio da procrastinação, é que o primeiro pode realizar suas tarefas, tendo condições para tal, apenas não quer fazê-las no momento, já a pessoa que procrastina não consegue priorizar o que é importante em sua vida, adiando as atitudes que deve tomar, e simplesmente não conseguindo realizar suas tarefas, mesmo as mais simples possíveis.
Atitudes Contra a Procrastinação
De acordo com alguns psiquiatras, determinadas ações podem ajudar a vencer o distúrbio da procrastinação. Uma das primeiras orientações, é a pessoa prestar atenção em que momentos decide adiar alguma coisa, se perguntando se o estresse gerado por essa atitude, vale a pena o adiamento. Outra atitude benéfica, seria não iniciar uma tarefa que a pessoa acha que não irá conseguir cumprir, analisando se prefere adiar ou organizar o trabalho a ser feito. Primeiro ela deve estabelecer suas prioridades, e somente depois fazer suas tarefas ou obrigações. Desenvolver uma lista de ações diárias que são mais importantes para o indivíduo, também ajudam muito aos portadores do distúrbio de procrastinação.
As pessoas que sofrem desse distúrbio devem sempre ter em mente, que os benefícios de se realizar as tarefas com antecedência, pode ajudar a dimunuir a ansiedade e a pressão em que vivem, que se forem insuportáveis para elas, vale a pena uma consulta a um psicólogo.
Salete Dias