Atendimento Médico para os Homens

Todas as pessoas precisam cuidar da sua saúde, ao menos periodicamente, sejam os homens, as mulheres ou as crianças. É muito importante um indivíduo ter um bom acompanhamento médico ao longo de sua vida, além disso também uma rotina de fazer exames de maneira periódica, somente assim é que se pode garantir uma saúde 100%, até porque no caso de alguma alteração em exames, quanto mais cedo for detectado melhor.

Normalmente as mulheres se cuidam mais, pelo menos falando de uma maneira mais geral, uma vez que culturalmente a mulher costuma se preocupar mais. Ela procura médicos como o dermatologista para cuidar da pele, a ginecologista para cuidar da saúde da mulher, a nutricionista para cuidar da saúde alimentícia e do corpo, entre outros especialistas.

Os homens não possuem tantos cuidados, pelo menos não a maioria deles, eles normalmente deixam as coisas para depois, por coisas entenda consulta e exames, principalmente aqueles exames que para eles são os mais desagradáveis, como é o caso do exame de toque. A verdade é que não existem grandes diferenças quanto a saúde de um homem e de uma mulher, os dois precisam de iguais cuidados para continuarem suas vidas normais.

O médico normalmente mais ligado à saúde do homem é o urologista. Esse médico é ainda muito desconhecido por grande parte da população, que nem sequer sabe o que ele faz de maneira exata, portanto agora vamos esclarecer esse ponto. Um urologista cuida da saúde de todo o sistema urinário, seja de um homem ou de uma mulher, um exemplo disso é que ele é o médico indicado para tratar de problemas como pedra nos rins ou cálculo renal. No entanto, as suas especialidades não param por aí, um urologista também é responsável por cuidar e tratar da saúde do sistema reprodutor masculino, sendo assim, é indicado que os homens os visitem ao menos uma vez ao ano.

Muitas pessoas deixam para procurar o urologista quando já estão com algum problema sério, alguma dor muito grande, alguma protuberância, mas as vezes esperar que chegue à esses estágios pode ser perigoso, pois esses podem ser estágios muito avançados dos problemas de saúde. Por isso a consulta regular, de tempos em tempos é necessária e ela pode evitar muita dor de cabeça para você e para toda a sua família.

Há ainda um mito social de que o urologista só deve ser procurado por pessoas mais velhas, o que não é real, uma vez que é altamente aconselhável que o homem, no caso os meninos, vá até um consultório de urologia pela primeira vez ainda no período da adolescência.

Uma vez pelo menos antes de começar a vida sexual, mas não para por aí, devem-se continuar as consultas anualmente após a ocorrência da primeira relação. Isso além de orientar os garotos sobre doenças, poderá também prevenir futuros problemas, situações desconfortáveis, além de situações perigosas. Essa indicação paralela à indicação para as meninas, que devem ir ao ginecologista ainda na adolescência pela primeira vez, os meninos também devem ter acompanhamento médico desde cedo.

Exame de Próstata

Exame de Próstata

Exame de Próstata

Um dos exames mais importantes para a saúde de um homem é o exame de próstata, ao mesmo tempo, ele é também um dos procedimentos médicos mais polêmicos da nossa sociedade. Isso acontece porque muitos homens ainda vivem com antigas visões machistas e arcaicas, a verdade é que esse exame é muito normal, natural e importantíssimo para a prevenção de doenças e a manutenção da saúde masculina.

Não deveria existir nenhum tabu social quanto a isso, uma vez que o corpo humano é algo natural, assim como o corpo de qualquer outro ser vivo, mas o lado positivo dessa história é que essas barreiras têm sido pouco a pouco vencidas e cada vez mais homens jovens e maduros procuram os seus médicos para realizar o procedimento, desta forma preservando a sua vida e sua integridade física.

Apesar de socialmente ser algo comum o homem ser mais descuidado do que as mulheres, esse quadro vem mudando aos poucos, os homens tem buscado cuidar mais da saúde e também da sua aparência, o que é um grande avanço, pelo menos em relação ao que se via acontecer algumas décadas atrás, esperamos que a evolução seja cada vez maior e que mais pessoas possam viver com saúde.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *