Terapia Musical

A música é algo que mexe com a emoção de cada um, e que toca de uma maneira diferente cada pessoa, em momentos  diferentes, estilos variados, e que remetem a inúmeras experiências da nossa vida, e de lembranças de lugares e pessoas que passaram por ela.

Terapia Músical

Terapia Músical

A música embala nossa vida , quando estamos tristes, melancólicos, quando nos apaixonamos, ou quando estamos em um final de relação, momentos de felicidade e alegria, sozinhos ou na companhia de alguns amigos em uma balada, em festas, no carro, em casa, no quarto. Para ouvir música não é preciso muita coisa, nem existe um lugar certo ou errado, toda hora é hora. Música é sempre bem vinda.

Mas,a música também pode servir como uma terapia.Isso mesmo, aquela sensação boa que sentimos quando ouvimos uma musica que nos traz momentos de recordação, que nos deixam felizes e emocionados. Ou a sensação de saudade, de alguém que partiu ou de momentos com um certo alguém. Além de tudo isso,ela pode ser uma forma de terapia musical e pode nos proporcionar momentos de relaxamento, aliviar o stress, e quem sabe mesmo até algumas dores.

A terapia musical, pode ir muito além das emoções e de estados de espírito, pode relaxar, acalmar  ou ainda ser usada como tratamentos para algumas doenças e até mesmo para servir de inspiração para alguns problemas do dia a dia.

Terapia

Terapia

Pesquisas indicam algumas receitas musicais, que médicos americanos sugeriam para seus pacientes. Já usado há milhares de anos, a música pode ter uma relação de cura e também de sensação de bem estar, assim, os médicos indicavam algumas opções para seus pacientes, como para os tímidos, que ouvisse Beethoven, para os mais nervosos, Joseph Haydn, ou as valsas de Strauss para os que sofriam de depressão , a insônia e a enxaqueca poderiam ser combatidas com a ajuda das musicas de Franz Schubert.

A musicoterapia  é a utilização da música ou dos elementos que constituem alguma harmonia, promovendo comunicação, expressão, mobilização e outros objetivos terapêuticos.Busca desenvolver uma melhor qualidade de vida ao individuo, através de prevenção, reabilitação ou tratamento, para os adeptos dessa terapia.

São indicadas para deficientes mentais, autistas, pessoas que possuem dificuldade emocional, psiquiátricas, gestantes e ate mesmo idosos.O uso da musica é terapêutico, e é conhecido desde a antiguidade.

Músicas

Músicas

A terapia musical é administrada de acordo com cada paciente, aonde existem técnicas passivas e ativas.

As ativas, são indicadas para os pacientes que possuem capacidade de desenvolver atividades com instrumentos musicais, que incluem dança, canto etc.

As passivas são técnicas utilizadas em casos de pacientes que não possuem essa habilidade, assim o terapeuta trabalha e realiza tratamentos  específicos a cada um, envolvendo a musica como uma forma de terapia.

Ela pode vir associada a outras técnicas de terapia, tais como o Reik, yoga, acupuntura, relaxamento progressivo, ou para criar ambientes mais intimistas usados em salas de psicólogos e psiquiatras.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina · Tratamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *