Benefícios do Jiló para a Saúde

Compensação Pelo Sabor Amargo

Muitas pessoas quando ouvem falar em jiló lembram imediatamente de seu gosto amargo e dizem logo que não gostam do alimento, mesmo os que nunca o consumiram. No entanto, de acordo com especialistas em nutrição seu sabor amargo é compensado pelos vários benefícios que ele traz para o organismo humano como por exemplo: Protege o sistema cardíaco, combate a halitose e auxilia na perda de peso corporal.

Nutrientes Presentes no Jiló

O jiló é um fruto e não um legume como a berinjela ou o pimentão, ao contrário do que muita gente pensa. Ele é rico em Vitaminas do Complexo B e C , Vitamina A, além de possuir na sua composição cálcio, minerais magnésio e ferro, que o ajuda a combater o colesterol alto e o mau hálito nas pessoas. O jiló possui elementos bioquímicos que são conhecidos como flavonóides, substâncias antioxidantes cuja função é a proteção arterial no combate ao aumento de colesterol, que é a gordura ruim.

De acordo com os profissionais especializados em nutrição éle é um alimento essencial na manutenção de um sistema cardíaco saudável. Na dieta alimentar ele funciona como um controlador de apetite pois inibe a vontade de comer nas pessoas. Em virtude de possuir somente quarenta calorias em cem gramas pode ser consumido em grande quantidade provocando a sensação de saciedade. Vale ressaltar para que os efeitos sejam efetivos os indivíduos devem consumí-lo nas refeições pelo menos uma vez por semana, sendo o ideal duas vezes nesse período.

Dieta Alimentar Contra a Obesidade

Um dos problemas mais comuns atualmente é a obesidade,uma situação que pode contribuir para o surgimento de várias doenças nas pessoas por isso seu combate é de extrema importância. Além de incluir jiló na alimentação, outras recomendações nutricionais feitas por um novo guia de orientação contra o excesso de gordura corporal informa que nas refeiçoes realizadas a metade do prato deve conter vegetais,frutos e legumes.

De acordo com os nutricionistas e nutrólogos os benefícios que o jiló traz para a saúde das pessoas faz com que ele seja um alimento indispensável na dieta dos indivíduos, porém para os que não suportam seu gosto amargo, uma sugestão é triturar e transformá-lo em uma farinha ou farofa para que ele possa ser consumido em conjunto com vários outros alimentos, diminuindo seu paladar característico.

De acordo com profissionais especialistas em nutrição somente duas colheres de sopa da farofa do jiló já são suficientes para sua atuação benéfica no organismo humano. Outra opção que pode ser aproveitada é refogá-lo na manteiga e no azeite para tornar sua ingestão mais fácil. No entanto, o valor do fruto está justamente no paladar amargo que pelo estímulo da salivação apresenta uma ação bactericida, promovendo uma higiene na boca e um hálito mais saudável.

Posts Relacionados

Aproveite e saiba mais sobre outros alimentos que emagrecem e melhore a sua alimentação. Saiba quais deles são diuréticos naturais e podem te ajudar a desinchar, e, consequentemente, perder medidas. O poder das leguminosas na dieta alimentar é muito grande e devemos aproveitá-lo da melhor maneira.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nutrição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • nossa eu não sabia que o jiló fazia tão bem eu não gostava de jiló quando engravidei da minha filha eu só queria comer coisas amargas ex jiló

    marcia adriana milani de barros 1 de julho de 2012 2:01
  • ola eu queria comprar jilo mas nao encontro. em portugal havera jilo a vender?!? se sim digam-me por favor o supermercado….

    carina correia 22 de julho de 2012 15:22
  • poderiam-me dizer onde se pode comprar jilo em portugal???

    carina correia 22 de julho de 2012 15:23
  • É tudo questão de costume, sou filho de mineiro que usam muito o jiló na culinária; eu, minha esposa e filha de 12 anos adoramos jiló e geralmente consumimos cozido apenas em água com pouco sal, regado com azeite, mas fritinho beeem de vez em quando é bom d+. Com o tempo vc passa a achar o amarguinho dele uma delícia.

    Antonio 21 de setembro de 2012 19:33
  • Gente, salada de jiló cru com limão, azeite, sal e uma pimentinha é muuuuuuito bom! Experimentem :}

    Jéssica 22 de fevereiro de 2013 21:10
  • jilo não e inposiver (e) bem na foto de vc e legal

    yasmin 28 de fevereiro de 2013 16:23
  • exsperimrnta comer o jilo a milanesa

    Nomereinaldo garcia 1 de março de 2013 19:02
  • Eu tomo o jilô todas as manhãs batido no liquidificador com 1 copo de aguá,1 limão e 1 jilô em jejum todos os dias. A aguá gelada e o limão deixam o gosto do jilô mais agradavel e desde que eu comecei a tomar esse suco emagrici uns 2 kl.Esta sendo otimo pro meu organismo.

    VANESSA CARLA 25 de março de 2013 14:11
  • adoro jiló gosto tanto q plantei aki no quintal e deu tanto q n compro mais.. quem quiser é so vim aki na epoca da colheta.. obg

    Isaac Valverde 4 de agosto de 2013 2:13
  • Onde posso comprar jiló em portugal!?

    catarina 11 de agosto de 2013 12:37
  • Adoro jiló como todos os dias em todas as refeições. Frito ou refogado .é muito bom… Só a farinha de jiló q não provei ainda … Deve ser bom .

    Marina Baldacin 27 de agosto de 2013 22:02
  • Gosto de giló desde criança, minha avó me ensinou à gostar, é só plantar no quintal (faz um quadrado com tábuas, coloca terra preta misturada com adubo de galinha, molha duranre uma semana, depois é só jogar as sementes de um giló maduro, nasce rápido, cresce rápido e e dá belos gilós. A salada bem raladinha misturada com outras saladas é ótima quase nem dá para perceber.jane

    Jane P. 8 de setembro de 2013 3:03
  • Gosto de giló desde criança, minha avó me ensinou à gostar, é só plantar no quintal; faz um quadrado com tábuas, coloca terra preta misturada com adubo de galinha, molha durante uma semana, depois é só jogar as sementes de um giló maduro, nasce rápido, cresce rápido e e dá belos gilós. A salada bem raladinha misturada com outras saladas é ótima quase nem dá para perceber. Jane

    Jane P. 8 de setembro de 2013 3:12
  • Eu gosto do jilo com queijo branco, levo o jilo fatiado bem fininho no micro onda por 4 min; depois jogue algumas fatias de queijo leve por mai1min. que delicia.

    rosi 11 de setembro de 2013 23:58
  • Receita: Corte três jilós em rodelas e cozinhe-os (sem água e sem sal) por dois minutos no micro-ondas em um vasilhame de vidro tampado. Adicione azeite e junte com a comida normal. Acho uma delícia; o seu sabor amargo vale como tempero.

    Valdice Correia 14 de outubro de 2013 2:04
  • olha eu como jiló de mais gosto muito quanto mais amargo melhor,eu me curei de o´leo no figado comendo e tomando suco do jiló alem de emagrecer 5 kilos sem fazer dietas.

    adelia paula 16 de outubro de 2013 23:38
  • Eu detestava jilo sem nunca ter provado. Porém ,aprendi a picá-lo em rodelas fininhas juntamente c/cebola fininha. Lave-os numa bacia mais ou menos 4 x para sair um pouco do amargo. Tempere com azeite,limão e sazon. Fica simplesmente divino! Passei a degustar este prato praticamente todos os dias.

    Marcia Cristina Barbosa 17 de outubro de 2013 23:52
  • Jiló refogado com alho é muito bom… fazendo assim, o gosto amargo não predomina tanto. Eu adoro!! Ah, com quiabo também, fica uma delícia!!!

    Silvana 5 de novembro de 2013 20:30
  • Amooo jiló ! não pode faltar nas minhas refeições !! E além de delicioso agora sei que faz o melhor bem para o meu organismo !! Obrigada meu Deus !

    silvanete marinho 8 de novembro de 2013 11:38
  • Receita de jiló assado: faça um molho de tomate, cebola,cheiro verde, forre uma asadeira untada com este molho, espalhe o jiló picado e cubra com o restante do molho e leve ao forno quente, por +- 25 minutos,

    Dalva Santos da Cruz 17 de novembro de 2013 4:41
  • eu amo jilo e muito bom

    jessica suelen 18 de novembro de 2013 13:47
  • comecei a tomar o suco de jiló cru batido no liquidificador,e senti muitas melhoras, em meu corpo tinha muitas dormencias nos braços e mãos hoje não sinto mais ,tenho certeza que desde que comecei a tomar sómente o suco estou me sentindo bem . até problemas de hemorroidas que a anos me acompanhava ,tambem sumiu .pode crer é muito bom.

    adelia 19 de novembro de 2013 18:16
  • Adoro comer ensopadinho de jiló com linguiça,
    que delicia!!

    Dalva 26 de novembro de 2013 16:01
  • VALEU ADOEI SABER DOS BENEFICIOS DOJILO

    ELI 26 de novembro de 2013 21:12
  • Eu adoro jiló , amei a reportagem por gostar tanto de jiló , eu precisava saber se ele era benéfico, contra a obesidade agora depois de ler a reportagem vou incluir mais jiló na minha dieta.

    Andreia Justino 27 de novembro de 2013 11:18
  • Eu já gostava de jiló depois dessas informações irei irei comer com mais frequência.

    Josy 2 de dezembro de 2013 20:04
  • Minha mãe me contou que na gravidez dela só comia jiló era uma vontade louca, não sei se foi psicológico , mas aconteceu isso comigo também. Depois fiz cirurgia de redução de estomago e por mim comeria jiló todos os dias. Minha mãe é mineira e sempre fez azeite + alho deixando fritar bem, depois adiciona o jiló em rodelas meia lua com espessura de 2 cm +- deixa quase que dourar, salpica sal a gosto e adiciona pouca ´´agua abaixando o fogo e coloca a tampa para cozer no bafo e adiciona água aos pouquinhos conforme necessidade até ele não amolecer demais e nem ficar durinho. Segredo não ficar mexendo para o jiló não desmanchar.
    Gostei da receita do suco vou tomar e indicar para bastante pessoas com problema de ferro, cardíaco, sobre peso, colesterol , dentre outros. Adoro ajudar as pessoas…

    valeria cardoso 9 de dezembro de 2013 15:23
  • Existem comentarios de pessoas que dizem que nao comem jilo porque porque o mesmo provoca serios problemas na visao e ate cegueira e tambem no cerebro.como sou consumidora nata desde crianca, gostaria de saber ,se e verdade ou mito

    Arlete Almeida 12 de dezembro de 2013 12:28
  • se eu quiser comer jiló…
    vc da o seu jiló pra mim?
    rsrs como muito. kkkk

    anonimo 20 de dezembro de 2013 1:49
  • Amo jiló,faço refogado com tomate e cebola ,um pouquinho de azeite e pimenta .Experimentem é maravilhoso …..kkkkkkkkkkk

    Michelle 8 de janeiro de 2014 11:42
  • Nao gosto de gilo mas minha esposa ama mas vou tenta comer

    marcos oliveira 15 de janeiro de 2014 16:07
  • Nao gosto e muito amargo

    marcos oliveira 15 de janeiro de 2014 16:09
  • nao gosto absolutamente de jilo mais fazerei o maximo de esforço pra se alimentar dele por possuir muitos beneficios a saude !!

    kamilla kristina 17 de janeiro de 2014 14:09
  • ontem eu estava conversando com uma irmã da igreja ela me disse
    que ela tem uma irma que estava imagrecendo muito ,a familia ficou ate preucupada , quando ela urinava ela percebeu que tinha gordura no vaso ,e levaram ela ao medico ,ele perguntou sobre sua a sua alimentação ,ele disse que comia muito jilo ,pois ela gostava muito ,o medico pediu suspendeu o jilo da sua alimentação …

    Elaine 20 de janeiro de 2014 15:21
  • Eu gosto muitodejiló ,mas nãosabia dos beneficios ,só comia fogado ,agora sei como é bom para a saúde
    vou comer mais ,e tambem não sabia do suco ,ótima dica para mim ,gostaria de saber quanto perdemos peso
    por mes!!

    Elaine 20 de janeiro de 2014 15:24
  • Estou com sorte. Adoro jiló cru, em conserva. Sou cervejista. Meu consumo de jiló é ilimitado, hehe.

    Hélio Veloz 27 de janeiro de 2014 22:05
  • estou feliz de conhecer agora as propriedades terapeutica do giló,visto que estou fazendo um tratamento que envolve o uso da fruta.obrigada

    Maria 28 de fevereiro de 2014 11:36
  • Ola! como jilo toda semana, sei que e amargo mas tudo que amarga e bom pra saude! bjussssssssssssssssssssssssssss

    ja comi jilo afogando, picadinho, omelete de jilo, frito hummmmmm hummmmmm hum delicia! bjus a todos.

    Divino 28 de fevereiro de 2014 14:16
  • Que peninha só comecei a gostar de jiló agora, depois de 51 anos, nunca tinha comigo, e ñ gostava
    agora como dia sim, dia não, muito delicioso, amoooooooooooooooo

    Rosa 14 de março de 2014 16:21
  • Jiló? Tudo de bom! Frito não posso p causa da glicose,mas é delicioso para acompanhar carne assada ou carne cortada picadinha c molho ou então com fígado e arroz.
    Emagrece sim! Sou magérrima!( não q eu goste de ser é por causa da medicação, mas sou bem disposta)

    sylvia 4 de abril de 2014 1:10
  • eu amo jilo como td semana por gostar mesmo agora então vou fazer uso com mais prazer.

    Nelita de Oliveira Baessa 13 de abril de 2014 13:29
  • Pamonha de jiló é uma delícia! Recomendo… experimentem.

    Kelly Cristini 15 de abril de 2014 14:17
  • Adorei saber que o jiló e bom para saude, pois já gosto de jiló de graça agora então vou gostar e comer mais ainda! E sempre falo para as pessoas que não gostam para experimentar e que o bom e o amargo dele, pois jiló sem o amargo não e jiló Kkkkkkk a graca dele e realmente o amargo e quem gosta dele de verdade gosta por causa do amargo! Eu amo jiló, como até puro!!! Beijaoooooo a todos que amam JILÓ…..

    Nanci 25 de abril de 2014 0:51
  • Gostei muito de ver as receitas de jiló que nos passaram neste site, principalmente saber que e bom para emagrecer! Amei… Obrigaduuuuuuu…

    Nanci 25 de abril de 2014 1:13
  • È uma excelente alimento. SE plantar nasce atém em um vaso édio para grande .Use terra boa e humus .. em dois atres meses vc terá umpé com uns 50 jilos.Pode ser consumido VERDE ou Vermelho. Uma DICA Substitua a batata frita porJiló.Corte do mesmo modo que a batata e frite……”com uma Cervejinha” é uma delicia .Existe um JILO que conheço como Jiló Chines.Ele parece por fora com a Bucha… é feio mas é delicioso pois pode ser feito recheado. REceita : Abra em forma de “barquinho” tire as sementes , que estão cobertas por uma camada vermelha …..pode até comer essa pelinha e se quiser pode tostar as sementes …fica igual a !a semente da abobora .. Raspe com garfo a carne interIor e acrescente o recheio que quiser…frango, carne (porco, peixe etc.) tudo bem temperado e feche o “barquinho” com palitos de dente ou amarre com linha. Asse forno ou cozinhe .VCS acham esse JILO nas emediações da ruas da liberdade em capital sampa. O ideal é nos meses de de dezembro até abril… É UMA DELICIA !

    MARCELO RAMALHO 8 de setembro de 2014 13:41
  • Depois de todos esses depoimentos sobre o jiló vou começar a comer e tomar o suco para emagrecer, espero conseguir.

    Ana 10 de setembro de 2014 17:18
  • adoro salada de jilo cru com limao e azeite!!!

    katiuscia 11 de setembro de 2014 19:00
  • adoro comer jiló cru com limão

    katia 16 de setembro de 2014 15:51
  • eu nao comia jilo mas hoje eu comi um pouco agora vou aprender a comer mais e mais

    erika 17 de setembro de 2014 0:22
  • jilô é muito bom, de todas as formas de fazer fica muito bom

    LEVI 21 de setembro de 2014 21:27

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *