Relação Entre Contraceptivo e Diabetes

Mulheres com Diabetes e Pílulas Anticoncepcionais

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o uso de pílulas, pílulas do dia seguinte e anticoncepcionais em mulheres afetadas pelo diabetes, deve ser feito sob controle médico e somente quando a doença estiver sob controle.

Nova Diretriz da OMS

Relação Entre Contraceptivo e Diabetes

Relação Entre Contraceptivo e Diabetes

As pessoas do sexo feminino, que são portadoras de diabetes e fazem uso de medicação contraceptiva,devem ser orientadas pelos especialistas em ginecologia, a evitar sua ingestão até que as taxas de glicemia estejam controladas, e portanto retornando à normalidade. Essa diretriz foi definida por uma junta médica da OMS (Organização Mundial de Saúde), onde houve pela primeira vez uma reunião cujos participantes elaboraram em um manual, todas as contraindicações da pílula anticoncepcional, sendo que esse material servirá de guia para a Federação de Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

Material Entregue aos Profissionais Brasileiros

Métodos

Métodos

se manual será entregue aos profissionais brasileiros, para que eles comecem a orientar suas pacientes. De acordo com os especialistas, além das mulheres afetadas pelo diabetes, as que apresentam lúpus, também fazem parte do grupo que deve evitar o uso de pílula anticoncepcional. Vale ressaltar, que o uso desse manual não faz nenhuma referência nem a faixa etária, nem ao tempo de uso da medicação, porém a utilização por mais de dez anos da pílula, não oferece risco à fertilidade da mulher ou a prejuízos em seu organismo.

As Mulheres e o Diabetes

De acordo com especialistas, a ocorrência do diabetes vem crescendo muito ultimamente no nosso país, levando à mortalidade grande número de mulheres em idades férteis ( Até 49 anos mais ou menos).Segundo um estudo científico feito pelo Ministério da Saúde, cerca de onze por cento da população brasileira apresenta essa doença.

A Diabete é uma enfermidade de difícil controle, o que serve como alerta para um cuidado maior na ingestão de medicação contraceptiva. Outra pesquisa realizada pela Unifesp(Universidade Federal de São Paulo)revelou que cerca de setenta e seis por cento dos diabéticos, não conseguem manter as taxas normais de glicemia, aumentando o risco de problemas como hipertensão, cegueira, e em casos mais graves até a amputação de braços ou pernas.

Composição da Pílula Anticoncepcional

Doenças

Doenças

Segundo profissionais especializados, os contraceptivos orais são constituídos de hormônios esteróides, que podem trazer complicações para o controle do diabetes. Porém se os ajustes adequados forem feitos para o controle da glicemia,as pílulas anticoncepcionais podem ser utilizadas normalmente pelas mulheres portadoras de diabetes.

No entanto, enquanto a enfermidade não estiver sob controle, os especialistas orientam às mulheres que não desejam engravidar, a utilizarem outros métodos contraceptivos, como o uso de preservativos tanto masculinos, quanto femininos, além do Diu. Vale a pena as mulheres consultarem sempre seus ginecologistas ,pois eles são os profissionais especializados para fazer a melhor orientação quanto ao uso de métodos de contracepção.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Exatamente qual contaceptivo uma mulher com diabets tipo 1 deve tomar.

    cibele caliendo 23 de agosto de 2011 21:10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *