Quais os Tipos de Câncer que Mais Atingem Mulheres e Como Combatê-los

Todas as pessoas estão em guerra contra o câncer todos os dias, e muitas vezes é uma batalha difícil. A boa notícia é que cada vez mais desafios estão sendo vencidos nessa luta. Mas é preciso estar ciente quais são os tipos de cânceres que mais atingem as mulheres, e o que está sendo feito para combatê-los.

Tumores Cancerígenos Que Mais Atingem as Mulheres

Segundo especialistas, os tipos de cânceres que mais atingem as mulheres a cada ano são: pulmão, mama, colorretal, pâncreas e ovário. Dois outros, o câncer uterino e o de tireoide também são significativos em termos de incidência (número de novos casos), mas eles são mais tratáveis do que o câncer de ovário e de pâncreas, de modo que o índice de mortalidade é menor.

Segundo pesquisadores, atualmente eles podem ver o código do genoma muito mais claramente, coisa que nunca foi possível antes. Com a viabilidade dessa viabilização dos genomas será possível obter melhores ferramentas de diagnóstico para a detecção precoce, e terapias personalizadas que visam combater as anormalidades específicas do câncer.

Prevenção É A Chave

Prevenção É A Chave

Cada pessoa é única, e, portanto cada câncer é único. Dentro de tipo de câncer existem diferentes tipos de células, como se fossem abelhas em uma colmeia. Se conseguirem matar as abelhas operárias sem matar a abelha rainha, o câncer volta a afetar o organismo humano.

Muito trabalho está em andamento para identificar e erradicar as células conhecidas como “abelha rainha”, sendo que um desses estudos é a utilização das células-tronco, que pode levar a curas de determinados tipos de tumores cancerígenos. Enquanto isso, o tratamento contra o câncer está se tornando mais individualizado, graças aos avanços da medicina.

Avanços da Medicina no Tratamento do Câncer

Os maiores avanços da medicina no combate aos diversos tipos de cânceres são os tratamentos direcionados, que restringem a ação de enzimas ou vasos sanguíneos que ajudam a um câncer crescer. Dois desses tratamentos já estão disponíveis para o câncer de mama, e outros já estão a caminho.

Mas há ainda avanços mais interessantes em curso na prevenção e tratamento dos cânceres que mais afetam as mulheres. Aqui estão os últimos desenvolvimentos até o presente momento:

O câncer de pulmão: a detecção precoce parece ser a chave para combater esse tipo de câncer. Pesquisadores alemães anunciaram recentemente que eles desenvolveram um exame de sangue novo e promissor para detectar câncer de pulmão. Os médicos também estão procurando fazer um diagnóstico mais preciso para determinar o melhor curso de tratamento para cada paciente.

Câncer de mama: os avanços no tratamento são a chave para a redução da taxa do número de câncer de mama nas mulheres. Os fármacos inibidores da aromatase que o estrogênio-receptor para cânceres positivos alvo (cerca de 60 por cento de todos os cânceres de mama) fizeram avanços surpreendentes. Também são promissores os inibidores de PARP-1 no tratamento desse tipo de câncer.

Previna - Se

Previna – Se

O câncer de pâncreas: esse tipo de câncer se tornou um dos mais mortais, porque geralmente é detectado tarde demais para curar.  Os cirurgiões estão fazendo a realização de cirurgias cada vez mais agressivas que removem esse tipo de câncer para aumentar as taxas de sobrevivência.

O câncer colorretal: esse tipo de câncer em grande parte evitável é capaz de levar a óbito, um grande número de mulheres como o câncer de mama. Novos tratamentos incluem vários agentes de quimioterapia e terapia de um alvo chamado Avastin, que se destina a interferir com o processo de malignidade. Mas a melhor defesa são alguns exames de sangue simples, que muitas mulheres ainda evitam fazer.

O câncer de ovário: Muitas vezes letal esse tipo de câncer é difícil de detectar porque imita os sintomas de outras doenças. Atualmente não há métodos de triagem para a detecção precoce do câncer de ovário e as taxas de recorrência são altas. Por isso, o exame anual ou semestral ginecológico para todas as mulheres é aconselhável.

Índice de Mortalidade Nos Cânceres Mais Comuns Que Afetam as Mulheres

O câncer mata mais pessoas do que o HIV, a tuberculose e a malária juntos, e é a segunda causa de mortalidade no mundo, depois das doenças cardiovasculares. As taxas de câncer no mundo desenvolvido são o dobro das regiões menos desenvolvidas, sendo o câncer de mama mais comum em mulheres no mundo todo.

Prevenção dos Cânceres Nas Mulheres

Os testes de seleção e a vacina HPV podem ajudar a prevenir alguns dos tipos mais comuns de câncer em mulheres.

Câncer de Mama

As mamografias são a melhor maneira de descobrir o câncer de mama em estágio inicial, antes que possa ser sentido, e é mais fácil de tratar.

Câncer de Pulmão

Mais mulheres morrem de câncer de pulmão do que qualquer outro tipo de câncer. A coisa mais importante que se pode fazer para evitar o câncer de pulmão é não começar a fumar, ou parar de fumar, se a pessoa já fuma atualmente.

O Câncer Colorretal (cólon)

O câncer colorretal é o terceiro câncer mais comum em mulheres. Afeta homens e mulheres de todos os grupos raciais e étnicos, e é mais frequentemente encontrado em pessoas com 50 anos ou mais.

Os óbitos resultantes do câncer colorretal poderiam ser evitados em até 60%, se todas as pessoas com 50 anos ou mais, realizassem testes de rastreio regulares para detectar o problema.

Cânceres Ginecológicos

Os cânceres ginecológicos iniciam no colo do útero, ovários, útero, vagina, vulva, ou raramente, trompas de falópio. Os testes de Papanicolau podem encontrar células anormais que se transformariam em câncer de colo do útero, podendo detectá-lo logo no início, quando a chance de ser curado é muito maior.

A vacina contra o papilomavírus humano (HPV), que está disponível para as meninas e mulheres de 9 a 26 anos de idade, protege contra os tipos de HPV que mais frequentemente causam câncer cervical, vaginal e vulvar.

Considerações Finais

Uma das maneiras de se prevenir e combater o câncer tanto nas mulheres como nos homens é através das técnicas avançadas utilizadas atualmente detectá-lo precocemente, e a partir daí começar o tratamento que pode ser quimioterápico, cirúrgico ou radiológico.

Muitas pesquisas ainda devem ser realizadas para que o número de óbito resultante dessa enfermidade possa ser cada vez mais reduzido.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *